• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Transição capilar no isolamento social; ouça o podcast

Professora de Poá conta como foi o processo de assumir a forma natural do seu cabelo durante a quarentena e reforça a importância da representatividade na sala de aula

Você sabe o que é transição capilar? Este é o assunto abordado neste episódio do “Em Quarentena”. A conversa foi com a professora Érica Milena da Silva, que mora em Poá, na Grande São Paulo.

Assim como muitas mulheres, Érica aproveitou o isolamento social para passar pela transição capilar, que é o termo usado quando alguém deixa de utilizar químicas para alisar o cabelo e assume a forma natural dos fios. 

Ela abriu o programa falando sobre a relação com seu cabelo. “As pessoas colocaram isso na minha cabeça: cabelo bom é cabelo liso. O seu cabelo é crespo, o seu cabelo é ruim, ponto. E levar essa representatividade para sala de aula, isso vai ser muito engrandecedor, não só pra mim, mas para os alunos também”. (ouça a partir de 00:01)

A professora passou 12 dos seus 25 anos de idade mantendo o cabelo alisado com a ajuda de progressivas e outras formas de alisamento.

Com a pandemia do coronavírus, os salões de beleza ficaram fechados e ela teve que buscar técnicas e cuidados para passar pelo momento de mudança. 

O processo de transição capilar pode ser difícil no começo. Érica comentou sobre. “Ouvi coisas de pessoas que eu nunca imaginei ouvir, como ‘nossa, você vai voltar a ter aquele cabelo duro?’ e a pessoa ainda rir da minha cara como se tivesse rindo de uma piada extremamente engraçada, sabe? Isso me doeu muito, mas eu me mantive firme. E a quarentena foi primordial”. (a partir de 01:20)

Quando os salões reabriram, com a flexibilização da quarentena, a moradora de Poá deu mais um passo em seu processo de transição, ela fez o “Big Chop”, que é o corte  de todo o comprimento do cabelo com química.

Leia a matéria “Mulheres usam isolamento para fazer transição para o cabelo natural” no site da Agência Mural e conheça outras histórias de mulheres que também passaram pelo mesmo processo que a Érica durante a quarentena. 

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #20 – Segunda Temporada: Transição capilar no isolamento social.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários