APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/Agência Mural

Por: Pietra Alcântara

Notícia

Publicado em 22.11.2022 | 15:52 | Alterado em 23.11.2022 | 20:43

Tempo de leitura: 2 min(s)

Quando sugeriram que Ester Carro, cria do Jardim Colombo, em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, estudasse arquitetura na faculdade, ela se surpreendeu. “Nunca tinha ouvido falar de profissionais de arquitetura que vinham da mesma realidade que eu, da favela”, relata.

Hoje, a profissão faz parte da forma como ela é conhecida não só em sua comunidade, mas muito além, ultrapassando até mesmo as fronteiras do Brasil.

A jovem de 28 anos é conhecida por liderar o projeto Fazendinhando, que transformou um lixão em espaço comunitário de lazer e formação de crianças e adultos. O projeto é responsável, dentre outras coisas, por formar mulheres em profissões como eletricistas e pedreiras, que após a formação participam de reformas de casas e espaços do próprio Jardim Colombo.

Conheça melhor a história da “arquiteta da favela” no quinto e último vídeo da série “Crias”. Produzida pela Agência Mural e financiada pelo ICFJ (International Center For Journalists), a série de entrevistas é o resultado final do programa “Digital Video Masterclass Series”.

Assista a playlist completa no canal da Agência Mural, com cinco videorreportagens sobre criadores das quebradas de São Paulo.

Crias

Toda semana, no canal doYouTubedaAgência Murale no Instagram, você conhece um criador das quebradas de São Paulo.

A série de vídeos “Crias” foi realizada com os recursos do programa “Digital Video Masterclass Series”, promovido pela Meta em parceria com o ICFJ (International Center of Journalists). AAgência Muralfoi uma das 15 selecionadas no programa, ao lado de redações como Nonada Jornalismo, SBT e Nexo Jornal.

Ao longo de dois meses, os jornalistas da Agência Mural Jessica Bernardo, Ingrid Fernandes, Pietra Alcântara e Rômulo Cabrera participaram de uma mentoria com Fred Bottrel, chefe de reportagens especiais na TV Globo em Belo Horizonte, para idealizar a construção da série.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Pietra Alcântara

Jornalista, social media. Formada em Jornalismo e pós graduada em Styling e Direção de Arte. Amante de brechós e moda 0800. Gosta de gravar stories loucos e assistir vídeos no YouTube. Correspondente da Vila Medeiros desde 2019.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE