Ícone do site Agência Mural

Vacina da gripe 2021: saiba quem pode tomar e onde se imunizar

Por: Redação

A campanha da gripe (influenza) de 2021 começou na segunda-feira (12) e deve se estender até 9 de julho. De acordo com o governo do estado de São Paulo, a expectativa é atingir uma cobertura mínima de 90% entre 18,5 milhões de pessoas. 

Na capital, para evitar conflitos com a imunização contra a Covid-19, as doses estão sendo aplicadas em postos montados em escolas e estabelecimentos de ensino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os endereços podem ser consultados aqui.

De acordo com especialistas, tomar a vacina contra a influenza é fundamental, principalmente neste momento de pandemia. A imunização ajuda a diminuir os sintomas mais fortes da gripe e a necessidade de ida à rede de saúde.

A campanha de vacinação contra a gripe será divida em três fases. Confira abaixo as datas e quem poderá receber a vacina pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

FASE 1
Início: 12/04

Público: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias do parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

FASE 2 
Início: 11/05

Público: idosos com 60 anos ou mais e os professores das escolas públicas e privadas.

FASE 3 
Início: 09/06

Público: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e de longo curso), caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Campanha de vacinação contra a gripe será divida em três fases (Divulgacão/SMS)

ATENÇÃO 

Quem estiver no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 deve tomar primeiro o imunizante contra o coronavírus e respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para receber a vacina contra a gripe.

De acordo com o governo do estado, os pacientes que forem tomar a vacina da gripe passarão por uma triagem e se apresentarem sintomas respiratórios, tosse ou coriza, poderão ser vacinados, com a orientação de procurar um serviço de saúde.

Já aqueles que estiverem com febre ou mau estado geral, além de serem orientados a procurar um serviço de saúde, terão a vacina reprogramada até a melhora do quadro.

SERVIÇO:
Campanha Municipal de Vacinação Contra Influenza 2021
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Os postos para vacinação contra a gripe estão montados exclusivamente em escolas e equipamentos de ensino. Clique aqui para acessar os endereços.

Sair da versão mobile