Ícone do site Agência Mural

Versão final do Programa de Metas traz 77 objetivos até 2024 em SP; confira os principais

Por: Redação

A versão final do Programa de Metas 2021-2024 foi publicada pela Prefeitura de São Paulo e entregue à Câmara dos Vereadores pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) no início deste mês. O objetivo do documento é definir quais as prioridades da gestão para os próximos quatro anos.

Vale lembrar que essas metas possuem indicadores que se relacionam ao Plano Plurianual 2022-2025 e à Agenda Municipal 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

O orçamento total estimado é de R$ 30,9 bilhões para os quatro anos. O eixo SP Justa e Inclusiva, como foco na redução da pobreza e desigualdades sociais, é o que recebe o maior valor, mais de R$ 15 bilhões. Entre as medidas na área estão a implantação de 30 novos equipamentos de saúde. A intenção da Prefeitura é, entre outras coisas, ampliar a cobertura da atenção básica principalmente em regiões em que há vazio assistencial.

Cidade de São Paulo vista pelo Edifício Copan (Andressa Alves/32xSP)

No eixo SP Ágil, focado no desenvolvimento do sistema de transporte, uma das metas é viabilizar 40 quilômetros de novos corredores de ônibus. O objetivo é atender prioritariamente as regiões leste e sul da cidade, de acordo com as prioridades definidas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana de São Paulo.

O Programa de Metas 2021-2024 é composto por outros cinco eixos, 27 objetivos estratégicos, 77 metas com seus respectivos indicadores (duas a mais em relação à versão inicial publicada em 31 de março) e 306 iniciativas. 

40 dessas iniciativas foram incluídas após o período de consulta pública nas audiências públicas, além das propostas recebidas por escrito por meio da plataforma Participe+. 

Foram 36 reuniões para a elaboração participativa da versão final do documento. Uma foi de apresentação geral, mais 32 reuniões regionais por subprefeitura e três temáticas segmentadas por eixo. Todas ocorreram de forma online devido à pandemia. O 32xSP fez a cobertura das audiências públicas e o material produzido pode ser conferido aqui.

LEIA TAMBÉM:
Perus e Anhanguera: moradores têm mais de 40 sugestões para o Plano de Metas

Além da versão final do documento, a Prefeitura lançou o Portal de Devolutivas, plataforma que reúne respostas às sugestões enviadas durante o ciclo participativo do Programa de Metas. 

É possível efetuar pesquisas com filtros e selecionar por categoria (educação, esporte, saúde, entre outros), eixo (SP Justa e Inclusiva, SP Segura e Bem Cuidada, SP Ágil, SP Inovadora e Criativa, SP Global e Sustentável e SP Eficiente), subprefeitura ou secretaria. 

Confira abaixo os principais objetivos do Programa de Metas 2021-2024:

Eixo: SP Justa e Inclusiva 
Tem como foco a redução da pobreza e redução das desigualdades sociais.

Eixo: SP Segura e Bem Cuidada
Voltado a demandas de zeladoria e ampliação da segurança urbana.

Eixo: SP Ágil
Foco no aperfeiçoamento do sistema de transportes municipal visando proporcionar e incentivar o uso transportes alternativos e não-poluentes.

Eixo: SP Inovadora e Criativa 
Investimento no estímulo e fomento à economia criativa e à cultura como indutor econômico.

Eixo: SP Global e Sustentável
Estímulo  a ações de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. 

Eixo: SP Eficiente
Focado no reforço da transparência da gestão, simplificação de processos e otimização dos recursos municipais.

Clique aqui para conferir a íntegra da versão final do Programa de Metas 2021-2024.

Sair da versão mobile