Conheça o dia a dia de Andressa Poltronieri, uma vendedora de balas e doces nos transportes de São Paulo

Dica: para uma melhor experiência, recomendamos o uso de fone de ouvido :)

Vendedora ambulante de balas e chocolates, ela mora em Americanópolis e vive uma rotina puxada. Das dores e alegrias do trabalho nas ruas, a marreteira concilia a profissão com as responsabilidades de casa

"Primeiramente, bom dia. Meu nome é Andressa, creio que todo mundo já me conhece. Pra quem não me conhece, há mais de cinco anos eu desenvolvo trabalho nos coletivos trazendo só produtode qualidade"

Segundo Andressa, o marreteiro tem um papel importante para os passageiros, proporcionando passatempo durante o trajeto "Vai comendo, mastigando uma coisinha ou outra, às vezes também dá uma forradinhano estômago"

E ela sonha com a legalização da profissão na cidade, uma vez que a oferta de mercadorias dentro dos transportes em movimentoé proibida "Não ia ter essa de motorista ficar com cara fechada ou tomar multa. Também não iam ter muitos marreteiros tendo mercadoria levada embora"

"A gente paga os impostos já na na doceria. Só pelo fato do governo, da prefeitura, não tá levando nada em troca disso, eles alegam que a gente não está pagando os impostos pra eles. Entendeu?"

Além disso, Andressa não trabalha nos ônibus sem pensar no futuro. Ela tem outras motivações como a educação, valor que tenta passar para o filho "Ele falou que queria também vender bala. Falo pra eleestudar bastante"

A marreteira também quer concluir o ensino médio, enquanto economiza para pagar a tão sonhada graduação de gastronomia ou administração "Quero fazer gastronomia, mas se eu não puder eu vou fazer pelo menos um curso de administração, né? Esse é o mínimo que eu vou fazer"

"Daqui cinco anos, além de formada, quero ter o próprio negócio. Ainda não sei se eu vou montar uma loja de roupa ou uma doceria"

"Quem quiser e puder levar pelo menos uma aí pessoal, pra me ajudar hoje. Quem não puder, eu agradeço da mesma forma. Obrigada, minha jovem. Boa viagem!"

Clique abaixo para conhecer mais histórias visuais como essa :)

Reportagem: Jacqueline Maria da Silva Adaptação: Cleberson Santos Edição: Tamiris Gomes Arte: Magno Borges Montagem: Matheus Pigozzi