APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Zona norte: confira os locais de vacinação contra a febre amarela

O governo de São Paulo recomendou que moradores de três distritos sejam vacinados contra a febre amarela.

Image

Por: Redação

Publicado em 23.10.2017 | 19:13 | Alterado em 23.10.2017 | 19:13

Tempo de leitura: 2 min(s)

Após cinco macacos da espécie Bugio morrerem no parque Horto Florestal, na zona norte da capital, o governo de São Paulo recomendou nesta segunda-feira (23) que moradores dos distritos de Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde e Tremembé sejam vacinados contra a doença. Eles fazem divisa com o parque e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foi levada em conta a distância que o mosquito transmissor pode percorrer, que é de 500 metros a partir do Horto.

Image

Governo de São Paulo recomendou que moradores de Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde e Tremembé sejam vacinados contra febre amarela (Crédito: Manu Dias/AGECOM)

Por lá, cinco animais foram encontrados mortos nos últimos 30 dias, sendo um deles com diagnóstico confirmado de febre amarela. Os outros dois casos ainda estão sendo investigados. Tanto o Horto Florestal como o Parque da Cantareira estão fechados, pois são áreas de mata e habitat para os macacos.

A vacinação acontece das 8h às 17h em um posto móvel instalado na associação de bairro do Mandaqui, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Horto Florestal, Vila Dionísia e Mariquinha Sciascia e na UBS/AMA Jardim Peri. Além dessas unidades, a população também pode procurar as UBSs Parque Anhanguera, Morro Doce, Jardim Rosinha e Morada do Sol. Desde o dia 11 de setembro elas estão aplicando a a imunização.

A partir da próxima quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ampliar para 33 o número de locais abertos para a vacinação preventiva. Essa expansão será gradual e ao longo da semana. Ainda de acordo com a pasta, não há motivo para pânico. O mutirão de vacinação é apenas por prevenção já que Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde e Tremembé são distritos situados muito próximos aos parques.

O que é a febre amarela

Doença infecciosa, causada por vírus e transmitida por vetores, como mosquitos, a febre amarela se manifesta repentinamente por meio de febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Esses sintomas se estendem por três dias. O tipo mais grave é raro e costuma aparecer após breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a doença.

Uma das maneiras de prevenção é a vacina. Ela não é indicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças com até seis meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou com corticoides em doses elevadas.

Confira os endereços de vacinação:

Associação de bairro do Mandaqui:
Rua Tomé Afonso de Moura, 345 – Mandaqui

UBS Horto Florestal
Avenida Luís Carlos Gentile de Laet, 603 – Horto Florestal

UBS Vila Dionísia
Rua Chen Ferraz Falcão, 50 – Vila Dionisia

UBS Mariquinha Sciascia
Rua Dr. José Vicente, 39 – Tremembé

UBS/AMA Jardim Peri
Av. Peri Ronchetti, 914 – Jardim Peri, São Paulo

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.