Ícone do site Agência Mural

Distrito de Sapopemba tem projeto de parque que não sai do papel desde 2017

Por: Redação

A audiência pública do Programa de Metas 2021-2024 da Subprefeitura de Sapopemba, realizada em 29 de abril, reuniu cerca de 90 participantes. As demandas mais frequentes dos moradores que participaram envolviam a implantação e/ou manutenção de equipamentos de cultura, lazer, saúde e esporte. 

O evento também foi transmitido ao vivo pela página da Secretaria Executiva de Gestão no YouTube e por meio da plataforma Microsoft Teams. 

Uma das cobranças da população é a implantação do Parque Municipal Fazenda da Juta. A criação do parque está prevista na lei 00431/2016, sancionada em 2017, mas até o momento não saiu do papel. 

Sapopemba é o distrito mais populoso da zona leste de São Paulo (Ira Romão/32xSP)

Em dezembro de 2019, uma reportagem do 32xSP apontou que Sapopemba, ao lado do Itaim Paulista, também na zona leste, é uma das subprefeituras com menor número de área verde por habitante em São Paulo. 

“Saúde a gente não pensa só como doença, mas sim como qualidade de vida. Ter esses espaços [Parque Municipal Fazenda da Juta] é muito importante”, disse Francisca Pereira da Silva, integrante do Movimento Popular de Saúde da Brigada pela Vida. 

SAÚDE E APOIO ÀS MULHERES

Em sua fala, a moradora reiterou alguns dos pedidos feitos ao longo da audiência relacionados à área de saúde, como a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sapopemba, construção das UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros de Vila Primavera, Parque Santa Madalena e Vila Tolstoi, e de uma unidade especializada em saúde da pessoa idosa. 

A questão da saúde na região tem sido alertada também por conta da pandemia. Sapopemba é a região com mais mortes por Covid-19 na cidade. Foram 831 óbitos registrados pela doença, de acordo com panorama da capital e Grande São Paulo atualizado semanalmente pela Agência Mural.

LEIA MAIS:
Sapopemba, na zona leste, lidera número de mortes por covid-19 em SP
Surgida da luta por moradia, Sapopemba ainda é desigual às demais subprefeituras

Os participantes pediram também a construção de um Centro de Defesa e Referência da Mulher. 

A cidade de São Paulo conta com 15 unidades de centros que oferecem proteção e apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A zona leste é a região que concentra o maior número deles, com sete unidades. Nenhum fica em Sapopemba. 

CULTURA E ESPORTE

Willian Sartorio, professor da rede municipal de ensino, usou seu tempo de fala para reivindicar mais investimentos em eventos e atividades culturais e esportivas voltadas ao público infantojuvenil.

“O jovem precisa ter mais opções de acesso à cultura e ao esporte”, afirmou o professor, que possui um projeto de hip hop com alunos da rede pública.

Academia pública na Av. Arquiteto Vilanova Artigas, no distrito de Sapopemba (Ira Romão/32xSP)

Os participantes solicitaram com frequência reformas e construções de espaços públicos com oferta de atividades às crianças e adolescentes da região. 

Um exemplo é a construção de uma área de basquete em frente ao Terminal Sapopemba, além da reforma e ampliação da pista de skate e a transformação do campo do Jardim Dona Sinhá em um CDC (Clube da Comunidade). 

CONFIRA:
“As pessoas acham que quarentena é jogo político”, diz moradora de Sapopemba

A audiência foi conduzida pelo secretário executivo da Prefeitura de São Paulo, Fábio Lepique, que apresentou a versão inicial do Programa de Metas.

Participaram da reunião o subprefeito de Sapopemba, Marlon Sales, e o secretário adjunto de governo da prefeitura, Flavio Barbarulo Borgheresi. 

Também estiveram presentes, de forma virtual, as vereadoras Edir Sales (PSD) e Juliana Cardoso (PT), a covereadora Débora Dias do Mandato Coletivo Quilombo Periférico (PSOL), o vereador Gilson Barreto (PSDB) e o deputado estadual Dr. Jorge do Carmo (PT).

 Excluindo as inscrições duplicadas, 48 moradores se cadastraram previamente para falar durante a reunião. Foi realizado um sorteio ao vivo e 20 participantes foram selecionados. 

SUBPREFEITURA DE SAPOPEMBA

Localizada na zona leste de São Paulo, a Subprefeitura de Sapopemba é a mais jovem da cidade. Em maio deste ano completará oito anos. Possui um único distrito, assim como as subprefeituras de Cidade Tiradentes, na zona leste, e de Jabaquara, na zona sul. O distrito de Sapopemba é composto por 50 bairros no qual residem quase 300 mil moradores numa área de 13,50km².

↳ Veja mais conteúdos do 32xSP sobre o Programa de Metas em São Paulo

Sair da versão mobile