Ícone do site Agência Mural

O que é o Novo Ensino Médio?

Por: Redação

O projeto do Novo Ensino Médio, que propõe implementar disciplinas adicionais e reduzir disciplinas básicas, tem causado divergências de opiniões tanto entre os estudantes quanto entre a população geral.

No início de abril, uma portaria publicada pelo Ministério da Educação suspendeu por 60 dias a implementação da medida, após ter sido colocada, timidamente, em prática.

Mas, afinal, o que é o Novo Ensino Médio?

A lei nº 13.415, de 2017, propõe uma nova grade curricular, formada por uma Formação Geral Básica (as disciplinas da Base Comum Curricular Tradicional) e os Itinerários Formativos, compostos por diversas aulas que o aluno pode escolher de acordo com seu projeto de vida e interesse pessoal.

Com a mudança, é possível escolher aulas nos eixos de investigação científica, processos criativos, empreendedorismo, e mediação e intervenção sociocultural, por exemplo.

A proposta começou a ser implementada nas escolas no ano passado, inicialmente para o 1º ano do ensino médio — apesar de, no Estado de São Paulo, ter sido antecipada para 2021. O projeto estava sendo incorporado no currículo escolar do 2º e 3º ano.

Mesmo com a publicação da portaria do Ministério da Educação, os estudantes que já estão no modelo do Novo Ensino Médio não voltam para o antigo.

Mas por que o projeto do Novo Ensino Médio é tão criticado?

A Agência Mural explica quais são os prós e os contras dessa implementação. Se você está no ensino médio, ou conhece algum aluno do 1º, 2º ou 3º ano, assista ao vídeo abaixo e entenda o que é e como funcionaria esse projeto.

O Pega a Visão é o quadro explicativo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Sair da versão mobile