APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

101 iniciativas periféricas

Confira uma lista de projetos que mostram que as periferias são sinônimo de potência criativa

Image

reportagem: Gabriel Lopes

Publicado em 11.05.2021 | 18:23 | Alterado em 13.05.2021

Faz pelo menos cinco anos que eu transito entre o extremo leste de São Paulo e os bairros mais ricos da cidade. Desde então,  comecei a perceber que quanto mais rica e privilegiada é uma região de São Paulo, mais ela quer trazer para si hábitos, comportamentos e iniciativas que sempre existiram nas periferias. Mas nem todo mundo percebe isso.

Enquanto a Vila Madalena aprendeu a andar de bicicleta só depois das ciclofaixas, a periferia já estava dando grau em ladeira de avenida. Enquanto Pinheiros teoriza sobre a economia colaborativa, a periferia possui um senso de comunidade e organização para se ajudar que faz com que toda a vizinhança se conheça pelo nome.

Apesar disso, é muito comum (até demais) ouvir de pessoas bem informadas sobre a dificuldade de entender o território periférico. Sobre como é difícil encontrar projetos interessantes nas periferias ou mesmo bons profissionais. Foi assim que comecei a pensar nessa lista.

Trago nesta página desde iniciativas de desenvolvimento educacional e profissional para jovens, até um dos maiores canais de música do mundo. Ambos partem da periferia. Ambos feitos por pessoas das periferias. Cada um com um ramo de atuação, um impacto cultural, social e econômico diferente, mas ambos sendo criados do zero e se tornando referências em seus segmentos. Inovação é sobre isto, certo?

Praticamente todos os projetos desta lista foram compilados por meio de notícias, artigos e suas respectivas redes sociais, de modo que eu conseguisse organizar as informações sobre cada um deles neste texto.

São 12 áreas de atuação: Educação, Cultura, Economia local e Empreendedorismo, Marketing e Comunicação, Financeiro, Jornalismo, Moda, Mobilidade Urbana, Alimentação, Reformas, Meio Ambiente e Tecnologia.

Mas aqui é um pequeno esforço e sei que não são apenas 101. Há milhares de projetos inspiradores que partem das quebradas. Se você acha que existem outras iniciativas que poderiam estar aqui, nos envie para ampliarmos este material. E se você é uma pessoa com poder de decisão ou possibilidade de contratação ou investimento, contrate e invista em projetos desta lista. Ou pelo menos, divulgue-os.

Image

Quebrada Dev

Um podcast de origem periférica que busca dialogar sobre assuntos relacionados ao universo da tecnologia.

Image

Jovens Hackers

Escola de programação, robótica e cultura maker para crianças da periferia.

Image

Carambola Tech

Consultoria que busca ampliar a diversidade em empresas de tecnologia.

Image

Perifa Code

Comunidade com objetivo de ampliar o acesso de quem vive nas periferias na área de desenvolvimento e programação.

Image

Perifa Sustentável

Canal digital focado em compartilhar conteúdo sobre a Agenda 2030 da ONU (Organizações das Nações Unidas) para as periferias de São Paulo.

Image

Grupo Damata

Coletivo de sustentabilidade e articulação cultural do Conjunto José Bonifácio em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Promove a sustentabilidade e possui uma horta comunitária.

Image

Casa Ecoativa

Centro eco-cultural na Ilha do Bororé, no Grajaú, zona sul de São Paulo. O espaço possui atividades culturais com artistas locais, workshops, iniciativas de aprendizagem ecológica e fomento da cultura ambiental na região.

Image

Instituto Favela da Paz

Incubadora de projetos ligados à cultura, educação ambiental e iniciativas sustentáveis no Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo.

Image

Repagina.me

Empresa de reforma e consultoria de gestão para pequenos negócios e comerciantes das periferias.