APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
No Corre

9 erros mais comuns que você deve evitar na entrevista de emprego

Image

Por Redação | 19.05.2016

Publicado em 19.05.2016 | 21:14 | Alterado em 27.02.2024 | 21:39

Tempo de leitura: 3 min(s)

Que a entrevista de emprego é importantíssima para conseguir aquele trampo bacana (quem sabe ao lado de casa), todo mundo sabe, né? Por isso, é preciso estar preparado para mandar bem na hora de impressionar os recrutadores. Márcia Almström, diretora de Recursos Humanos do ManpowerGroup Brasil, dá algumas dicas: “Seja em uma oportunidade fixa ou temporária, a entrevista quase sempre marca o início do recrutamento; é quando tanto o candidato quanto o empregador construirão suas primeiras impressões um sobre o outro. Por isso é tão importante”.

Para ajudar quem está vivendo este momento, o GEP separou algumas pontos para serem observados na hora do cara a cara.

200

Erro 1 –  Não conhecer a empresa

Dica: Parte da preparação é conhecer o ambiente em que irá trabalhar e a função que pretende desempenhar por ali. Para isso, procure de todas as formas possíveis, informações sobre a empresa e seus pontos qualitativos. Se possível, converse com alguém que já trabalhou no local. Perguntas simples sobre a empresa são comuns, então, estar despreparado é um ponto a menos.

Erro 2 – Chegar atrasado

Dica: Ao saber do local da entrevista, estude as possibilidades de rotas e pontos de referência para o endereço. Caso perceba que vai se atrasar, o melhor é comunicar a empresa. Tente chegar com pelo menos  20 minutos de antecedência. Caso chegue muito antes, evite ir até o local, pois isso pode dar a impressão de que você é inseguro. Ou seja, nem depois do horário e nem muito antes. Seja equilibrado.

Erro 3 – Perguntar sobre o salário logo no início da conversa

Dica:  Claro que a remuneração é importante, mas focar a conversa nela demonstra que o dinheiro é sua única motivação, o que não é bem visto pelas empresas. O melhor mesmo é bater um papo e se mostrar disponível à oportunidade, garantir que foi bem nesta etapa. Depois da primeira impressão, a remuneração é ponto importante a ser falado.

Erro 4 – Falar mal do emprego anterior

Dica:  Nenhum entrevistador gostaria de ouvir alguém falando mal da empresa em que ele trabalhar, por isso, em hipótese nenhuma, ressalte pontos negativos do seu emprego anterior. Pode passar uma má impressão também, porque você pode dar a entender com isso que, não tem papas na língua e que não é ético suficiente.

Erro 5 –  Estar vestido de forma errada

Dica:  Conheça o perfil da empresa para a qual está se candidatando e vista-se de forma coerente com ela. Não é obrigatório ir de social para passar uma imagem melhor, basta conhecer o ambiente e o contexto da área. As roupas de tons neutros são as mais indicadas, pois é mais simples de acertar na vestimenta.

Erro 6 – Expor demais a vida pessoal

Dica:  Falar de problemas pessoais não ajuda na seleção, então, evite expô-los na entrevista, pois isso demonstra que você não tem segurança suficiente para desempenhar a função a que está se candidatando.

Erro 7 – Falar demais

Dica: Quando perguntado, responda de forma fácil e objetiva. Não enrole demais nas palavras e nem se mostre inseguro para dizer as coisas que lhe dizem respeito.

Erro 8 – Não levar currículo

Dica: É sempre importante levar uma cópia do seu currículo para a entrevista. Pode ser que a empresa já tenha, mas ainda assim, não custa levar, porque pode também que eles não tenham recebido ou não o tenha em mãos. Garantir é sempre a melhor saída.

Erro 9 – Não mentir nas respostas

Dica: O melhor sempre é ser sincero. Então, quando perguntado sobre experiências, cursos e preparo técnico, nunca diga o que não procede com a realidade, afinal de contas, isso pode te prejudicar de alguma forma no presente ou até mesmo em caso de efetivação. Falando a verdade, a empresa não vai poder exigir mais do que aquilo que você tem capacidade de realizar.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE