APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Redação

Notícia

Publicado em 18.01.2024 | 11:35 | Alterado em 18.01.2024 | 13:03

Tempo de leitura: 2 min(s)

O Ministério da Saúde vai distribuir absorventes de forma gratuita para pessoas em vulnerabilidade social pelas Farmácias Populares, estabelecimentos credenciados ao governo federal. A medida faz parte do Programa de Proteção e Promoção à Saúde e Dignidade Menstrual, lançado no ano passado.

No Brasil, uma em cada quatro meninas faltou à escola durante o período menstrual por não terem acesso a itens básicos de higiene, como os absorventes descartáveis, segundo uma pesquisa encomendada pela marca de cuidado íntimo Always.

Como retirar absorventes na Farmácia Popular?

O benefício será oferecido para pessoas brasileiras ou estrangeiras residentes no país, entre 10 a 49 anos, dentre elas: estudantes do ensino público de baixa renda, pessoas em situação de rua e vulnerabilidade extrema e população prisional.

Para ter acesso aos absorventes, é necessário fazer o cadastrado no CadÚnico e ter renda familiar mensal per capita de até R$218. No caso de estudantes do ensino público, a renda por pessoa da casa pode ser de até R$706 (meio salário mínimo). Para quem vive em situação de rua, não há limite de renda.

Uma vez preenchidos os critérios, a pessoa deve ir até uma farmácia com o documento de identificação e Autorização do Programa Dignidade Menstrual digital ou impressa (pode ser emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS”) com validade de 180 dias. Lembrando que para jovens até 16 anos, a retirada precisa ser feita pelos pais ou responsáveis.

Caso a pessoa tenha dificuldade em acessar a autorização, pode solicitar auxílio em uma Unidade Básica de Saúde. Pessoas em situação de rua podem procurar também os Centros de Assistência Social (CRAS, CREAS, Centro POP, centro de acolhimento e consultório de rua).

No caso das instituições prisionais, a entrega será direta e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com informações do Ministério da Saúde.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE