APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Acessibilidade de pessoas com deficiência é mal avaliada em São Paulo

Ruas desniveladas, buracos nas vias, entre outros problemas, tornam a locomoção na cadeira de rodas muito mais difícil na capital paulista

Image

Por: Redação

Publicado em 08.06.2017 | 14:10 | Alterado em 08.06.2017 | 14:10

Tempo de leitura: 3 min(s)

Para o estudante de relações públicas, Bruno Lopez, 30, ir à universidade é sempre um grande desafio. Ele gasta uma hora de sua casa em Itaquera, na zona leste, até a instituição que fica no Centro.

A insatisfação do jovem, que é deficiente físico, se reflete na pesquisa do Irbem 2017 (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). O estudo mostra que na leste 2, divisão da qual faz parte a região onde vive Lopez, a avaliação média no quesito acessibilidade de pessoas com deficiência é de apenas 3,5.

“Há muitas vias desniveladas, buracos nas ruas, entre outros que tornam a locomoção na cadeira de rodas muito mais difícil”, afirma.

A região leste 2, no entanto, não foi a pior avaliada. A sul 2, que abrange a periferia da zona sul, recebeu 2,9 dos moradores. A média em toda a cidade foi de 3,3 em uma escala que vai de zero a 10.

Apesar da má infraestrutura, Lopez passou a usar aplicativos gratuitos para ajudá-lo a otimizar o seu tempo. No Moovit, por exemplo, ele consegue programar para saber onde deve descer, enquanto no Cadê o Ônibus, visualiza os horários, as linhas e as rotas do transporte público.

“O Moovit é o meu predileto. Infelizmente, já aconteceu de cobradores e motoristas esquecerem de avisar o ponto que eu tinha que desembarcar”, lembra.

A situação não é diferente para André Nunes, 39, morador de São Miguel Paulista, no extremo leste da capital. A saga começa logo de manhãzinha ao sair para trabalhar. Até chegar ao ponto de ônibus que o leva para o centro da cidade, precisa passar com a cadeira de rodas por ruas esburacadas.

Segundo ele, as calçadas de alguns comércios estão pior que a própria rua. “Eu gasto o dobro do tempo em um percurso em que levaria cinco minutos”, lamenta.

Nunes também se rendeu à tecnologia e usa o CittaMobi, app que, além de apresentar a localização do ônibus, mostra se ele é adaptado ou não a pessoas com deficiência. “O CittaMobi me auxilia um pouco, principalmente quando estou em algum lugar que não conheço”, afirma.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem na capital paulista 3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Desse total, mais de 2 milhões têm deficiência visual, 500 mil sofrem de problemas auditivos e mais de 600, motores.

Outros aplicativos, como o SPAcessível e o Parknet, recomendados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, também buscam facilitar a mobilidade dos deficientes.

O primeiro é um mapa de circulação autônoma e colaborativa que ajuda o usuário a identificar guias rebaixadas, rampas e semáforos sonoros. Já o Parknet permite localizar vagas de estacionamento em vias públicas e a traçar a melhor rota para se chegar à vaga.

Para o presidente da Adeva (Associação de Deficientes Visuais e Amigos), Markiano Filho, 53, que possui deficiência visual, iniciativas assim contribuem para mostrar o quão é preciso repensar a questão da acessibilidade. “Pensar em inclusão é se atentar não só ao que os governantes podem fazer, mas ao que também está ao nosso alcance, como a criação de aplicativos”.

FALTA ORGANIZAÇÃO

Maria Lúcia Nascimento, 51, tem deficiência visual e não usa nenhum app. A assessora de imprensa mora em Piraporinha, na região Sul 2, que recebeu nota média de 2,9, sendo a pior avaliada pelos entrevistados, de acordo com o IRBEM.

Ela reclama da falta de pisos táteis, dos incontáveis buracos, das calçadas desniveladas e também da falta de comunicação interna nos trens e metrôs da cidade.

“É regra o agente informar à central que um deficiente irá descer naquela plataforma e que ele está em determinado vagão, mas é de costume esperarmos muito para que um funcionário nos auxilie a pegarmos o próximo trem”, diz Maria Lúcia, que por duas vezes teve que aguardar que alguém a ajudasse na estação Sé do metrô, a mais movimentada da capital.

ACESSIBILIZANDO SP

A Secretária Municipal de Pessoa com Deficiência lançou recentemente o projeto Acessiblizando SP, que visa a reforma das calçadas com rampas de acesso a estabelecimentos, piso tátil, e a reflexão sobre acessibilidade em conjunto com as prefeituras regionais e os comerciantes dos bairros. A iniciativa é nova e até o momento só ocorreu em Pinheiros, na zona oeste.

De acordo com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a zona leste será a segunda a receber o projeto. Por lá haverá a distribuição de informativos que orientam como tornar o espaço mais inclusivo.

***

Calçadas em SP: pessoas com deficiência falam sobre mobilidade

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE