APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Agência Mural celebra 13 anos e promove encontro para discutir avanços do jornalismo local

Evento será realizado no Museu das Favelas como parte da programação do Novembro Negro

Image

Suzana Leite / Agência Mural

Por: Redação

Notícia

Publicado em 22.11.2023 | 16:45 | Alterado em 25.11.2023 | 12:14

Tempo de leitura: 2 min(s)

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias comemora 13 anos de história em um bate-papo realizado no Museu das Favelas, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, no bairro Campos Elíseos, na capital paulista. 

O evento integra a programação do mês da Consciência Negra e de aniversário de um ano do museu e reunirá convidados que também se dedicam à cobertura das periferias, proporcionando um debate sobre o panorama do jornalismo local periférico ao longo da última década.

Desde 2010 foram milhares de histórias contadas sobre, pelas e para as periferias da Grande São Paulo.

Reunião da Agência Mural em fevereiro de 2023 @Léu Britto/Agência Mural

“Festejar nossos 13 anos de existência é, sem dúvida, motivo de muita celebração, mas sobretudo reflexo do compromisso em seguir amplificando as vozes de tantos moradores e moradoras das nossas periferias”, afirma Cíntia Gomes, diretora institucional da Agência Mural.

Os convidados participantes da roda de conversa serão Cíntia Gomes, diretora institucional da Agência Mural, Gabrielle Guido e Rosana Silva, cofundadoras da newsletter Entre Becos (que cobre exclusivamente os bairros de Salvador, e nasceu de uma formação e aceleração feita na Mural), e Thiago Borges, cofundador e gestor de conteúdos da Periferia em Movimento. A mediação ficará a cargo de Caê Vasconcelos, cofundador do Transmídia, colunista da revista AzMIna e ex-correspondente local da Cachoeirinha na Agência Mural.

A celebração em conjunto com o Museu das Favelas, que oferece pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas, tem tudo a ver com a história da Mural.

A coordenadora de relações institucionais e do centro de empreendedorismo do museu, Carla Zulu, reafirma a importância dashistórias que ganharam vida nesse um ano de atividade da instituição, contribuindo com uma maior representatividade sobre as questões das favelas no Estado de São Paulo.

“Um ano de grandes entregas, relações de confiança e acima de tudo de novas narrativas expositivas partindo do imaginário que a favela tem sobre si. De construção de ações que geram pertencimento, reconhecimento e acolhimento”, diz.

A Mural relança também o seu site institucional com novo desenho e lança sua loja virtual que é parte da campanha de apoio. Os visitantes têm acesso a uma exposição com registros do fotojornalista Léu Britto e ilustrações do artista Magno Borges.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE