APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Agência Mural lança primeiro livro-reportagem em quadrinhos

Image

Por: Cíntia Gomes

Publicado em 12.11.2018 | 16:16 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 1 min(s)

“Minas da Várzea” é  o primeiro livro-reportagem da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Ele conta –em quadrinhos– a história do futebol feminino nas periferias de São Paulo e será lançado oficialmente durante a Comic Con 2018 (https://ingressos.ccxp.com.br/ingressos), de 6 a 9 de dezembro.

Para produzir o livro, os jornalistas foram até o distrito de Parelheiros, extremo sul da capital paulista, em direção à aldeia indígena do povo Guarani Mbya, e ao campo de terra laranja de Vargem Grande, bairro construído dentro de uma cratera formada por um corpo celeste há milhões de anos.

As repórteres Priscila Pacheco e Luana Nunes, correspondentes do Grajaú e de Parelheiros, foram ouvir as histórias das meninas que não largam a bola. E os desenhistas Alexandre De Maio, um dos pioneiros do jornalismo em quadrinhos no Brasil (https://alexandredemaio.myportfolio.com), e Magno Borges, muralista do Jaraguá, foram junto para ajudar a contar todos os detalhes em HQ.

As entrevistadas falaram sobre os desafios que enfrentam para jogar futebol, como o peso de pagar o transporte até o jogo e a falta de tempo para treinar, além da falta de incentivo. Há histórias como a da jogadora Josiana Andrade, 25, que jogou até os três meses de gravidez e voltou 40 dias após ter dado a luz.

Para os leitores que querem garantir seu exemplar desde já, a Mural abriu uma campanha de financiamento coletivo para a impressão: até 25 de novembro, no Catarse, é possível colaborar com R$ 15 e ir pegar o livro na festa de pré-lançamento, dia 5 de dezembro, ou pagar o frete e receber pelo correio. Acesse: www.catarse.me/minasdavarzea.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE