Agência Mural produz conteúdo para Revista E

A convite do Sesc São Paulo (Serviço Social do Comércio), a Agência Mural de Jornalismo das Periferias produziu uma reportagem especial sobre iniciativas culturais das periferias para a edição de janeiro de 2019 da Revista E.

As histórias de cinco coletivos culturais das cinco regiões paulistanas foram contadas pelos correspondentes Cleber Arruda (Brasilândia), Andressa Alves (Ipiranga), Ira Romão (Perus),  Lucas Veloso (Guaianases), Rômulo Cabrera (Suzano) e Thiago Ferreira (Grajaú).

Receba nossa newsletter!

 

Participação da Banda Chá da Tarde no Sarau Zim Mesquiteiros realizado no Movimento Cultural Ermelino Matarazzo (Ira Romão/Agência Mural)

“Foi uma parceria incrível. Tivemos a oportunidade de mostrar as histórias de coletivos que produzem cultura e arte fora do eixo central sem incentivo público, em uma revista de relevância cultural como a E”, diz Arruda, que editou o material e escreveu sobre o Slam Moinho Resiste.

A série de reportagens foi destaque da revista com o título “Das Margens para Dentro”, e para versão digital foram produzidas entrevistas em vídeo, galerias de fotos e podcasts sobre as iniciativas culturais. Entre as histórias contadas estão a da Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo na zona leste, que reúne 62 coletivos de diversas linguagens, ou da Comunidade Cultural Quilombaque, uma organização sem fins lucrativos, gerida por jovens artistas e moradores de Perus, na zona norte.

A revista E é impressa e distribuída gratuitamente nas unidades do SESC São Paulo. Todo o conteúdo pode ser conferido online aqui.

As reportagens em vídeos podem ser conferidas nos seguintes links:

Cozinha Itinerante, das Aulas ao Aplicativo
Quilombaque: Refúgio e Resistência de Perus
Cultura, Jazz e Poesia
Atividades na Ocupação Cultural
Slam na Favela do Moinho Atrai Crianças