Agência Mural promove curso de cobertura jornalística das periferias na FESPSP

Para entender como funciona a cobertura jornalística das periferias em um veículo independente, a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) realizará o curso de extensão “Cobertura Jornalística das Periferias”, ministrado por Vagner de Alencar, editor da Agência Mural e doutorando em Educação pela PUC-SP.

Serão quatro encontros aos sábados, das 9h às 13h, a partir de 11 de agosto. Serão apresentadas ferramentas que possibilitem aos alunos se tornarem profissionais de comunicação especializados em atuar ou compreender a cobertura jornalística das periferias urbanas das cidades no Brasil e na América Latina.

De acordo com Alencar, o curso passará por etapas do processo de produção de uma reportagem e dicas para quem deseja produzir conteúdos para meios alternativos ou iniciar seu próprio projeto de jornalismo. Além de abordar temas como: o local da periferia na cobertura jornalística; onde está a pauta; múltiplos formatos para contar uma história; uso de dados, escrita criativa e produção de conteúdo para redes sociais; e novos espaços para produção de conteúdos e iniciativas da América Latina.

“A partir das experiências dos correspondentes da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, os participantes serão convidados a refletir sobre a produção de conteúdos locais realizados pela imprensa”, afirma Alencar, que também é autor do livro “Cidade do Paraíso”, sobre o cotidiano de Paraisópolis, uma das maiores favelas de São Paulo.

O curso é voltado para estudantes, pesquisadores, gestores públicos e privados,  professores e interessados em geral. Alunos da FESPSP possuem 40% de desconto; sócios da CartaCapital, ex-alunos e instituições conveniadas 20%. As inscrições podem ser feitas aqui.

Serviço:

Curso de extensão – Cobertura Jornalística das Periferias
Docente: Prof. Vagner de Alencar
Carga horária: 16 horas
Período: 11 de agosto a 01 de setembro de 2018.
Horário: sábados, das 9h às 13h
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Informações: http://bit.ly/2uKuEmg

2 thoughts on “Agência Mural promove curso de cobertura jornalística das periferias na FESPSP”

  1. Olá,
    Gostaria de saber se a possibilidade de receber bolsa de estudos para esse curso em específico. Que Muito fazer, mas não possuo recursos no momento para investir.

    Desde já agradeço.

    1. Olá, Sheila! Muito obrigada pelo contato e interesse pelo curso. A atividade é oferecida pela faculdade, logo, vale tentar direto com a Fespsp a possibilidade de conseguir alguma bolsa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *