Agência Mural promove seminário sobre política nas periferias

Na segunda-feira (22/10), a Agência Mural de Jornalismo das Periferias em parceria com o projeto Escola do Parlamento, realizou o debate “Muito além do pastel de feira: a política nas periferias”. O encontro gratuito e aberto ao público aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.

Com a proposta de apresentar o envolvimento e desenvolvimento político nas periferias, foram abordados questões: “Como as eleições movimentam moradores de bairros e cidades mais afastadas do centro econômico e político? Como acompanhar a gestão pública? O que pensam e como se organizam os movimentos sociais?”.

Receba nossa newsletter!

A mediação da mesa foi realizada por Julia Reis, correspondente de Taboão da Serra na Agência Mural, o debate contou com Paulo Talarico, editor da Agência Mural, Vagner de Alencar, editor do 32xSP,  e a pesquisadora Jéssica Cerqueira, do Instituto Update.

Talarico falou sobre a cobertura da Agência nas eleições de 2018, enquanto Alencar abordou a cobertura dos serviços e gestão da cidade de São Paulo. Jéssica expôs um panorama da pesquisa “Emergência Política Periferias”, mostrando iniciativas de inovação política local, realizado em periferias de cinco grandes cidades brasileiras.

Para Talarico é necessário conversar sobre a política à luz de dados, vivências e informação. “Quanto mais você conscientiza de como a política é importante para fazer os processos de transformação onde você mora, mais se consegue potencializar para que esse voto seja mais consciente e para que a participação não se dê apenas nas eleições, mas durante toda a vida”, afirma.

A Escola do Parlamento desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, gratuitas e abertas aos cidadãos e servidores públicos, e a Câmara Municipal de São Paulo.

 

Cíntia Gomes

Jornalista, cofundadora, editora de comunicação organizacional e correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Casada, é filha de uma mineira e um capixaba, irmã de um carioca e uma paulistana. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama dançar e comer doces.

Jardim Ângela, São Paulo

Comentários