APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Amigos resgatam jogo de botão e criam liga amadora em Poá, na Grande SP

Grupo se formou durante a pandemia pelo contato com colegas interessados no esporte e hoje conta com mais de trinta membros

Image

Leonardo Siqueira / Agência Mural

Por: Egberto Santana | Leonardo Siqueira

Notícia

Publicado em 22.05.2023 | 18:12 | Alterado em 26.05.2023 | 13:37

Tempo de leitura: 5 min(s)

Foi assistindo um vídeo de campeonato de futebol de botão no Youtube que o massoterapeuta Stenio “Kbral”, 43, começou a procurar por algo semelhante na região onde vive, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

A pesquisa pelo Instagram levou ele até o perfil de Flávio Pereira, 40, que para sua surpresa, é de Poá, cidade vizinha. Logo depois, também pela rede social, os dois encontraram o bancário Luiz Felipe, 35, que se juntou ao trio para formar o Alto Tietê Futebol de Botão.

“A intenção era juntar os botonistas daqui da região. A gente sempre via ligas em São Paulo ou no ABC, acabou que o pessoal do ABC veio pra cá jogar”, comenta Luiz Felipe. Ele foi o responsável pela ideia do logo da liga com as cores vermelho e azul das cidades de Suzano e Mogi, e o branco de Poá.

Desde os 13 anos, quando visitava os primos na parada de Taipas, zona norte de São Paulo, Kbral nunca deixou de jogar o esporte. O tempo foi passando e enquanto adulto, se reunia com amigos a cada dois meses para jogar um pequeno campeonato. “Hoje, graças a Deus, o contato está sendo sempre.”

Liga amadora de Futebol de Botão do Alto Tietê reúne jogadores de diversas idades para disputar torneios mensais @Leonardo Siqueira / Agência Mural

A paixão permanece registrada na página do Instagram “Gol de Botão”, criada para divulgar os melhores lances dos campeonatos.

Flávio também pegou o gosto pelo esporte durante a infância e seguiu com a paixão enquanto os anos passavam. “Muitas vezes, faço meus próprios times, esse que vou jogar hoje, eu que fiz”.

Na pandemia, Flávio viu a oportunidade de reviver as memórias ao se encontrar com os colegas em páginas relacionadas com o esporte, como o perfil da Liga de Guarulhos, onde Felipe fez um comentário e se aproximou de Kbral e Flávio.

Luiz Felipe foi quem arranjou os primeiros espaços para sediar os torneios da liga. O primeiro foi na Fava Burguer, espaço cedido por um amigo, para os jogos de treino, em novembro de 2021. Eram poucas pessoas, todos de máscara, em meio à pandemia de covid-19.

Já em dezembro do mesmo ano, eles se mudaram para um espaço maior, o restaurante Art na Cozinha, onde a liga se reúne até hoje, também indicação de um amigo de Felipe e dono do estabelecimento. No intervalo do torneio, os participantes aproveitam para consumir a refeição no local.

O que é e como funciona o Futebol de Botão

A modalidade foi criada pelo pintor, escritor e compositor brasileiro Gerald Décourt no ano de 1930. É jogada entre duas pessoas separadas por uma mesa lisa com um desenho representando o campo de futebol. 

Os toques são dados pelos participantes usando uma palheta, movimentando os jogadores representados por botões, que chutam a bolinha de microfibra ou a pastilha. 

O jogo é dividido em quatro modalidades: 1 toque, 3 toques, 12 toques e tem o Dadinho, onde a bolinha é substituída por um dado.

Na década de 1970, o esporte teve o seu boom no Brasil, se tornando um dos principais passatempos de jovens da época. 

Em 1988, foi reconhecido oficialmente como esporte pelo Conselho Nacional do Desporto em 1988 e hoje já existem diversas ligas profissionais e amadoras pelo país.

De acordo com o site da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, existem 21 Federações catalogadas, espalhadas por diversos estados do Brasil.

Organização

Hoje, o grupo conta com 35 membros rotativos, todos homens. Em cada evento, cerca de 12 a 16 membros participam, a fim de possibilitar a criação das chaves e divisões das partidas.

Para participar da liga, a comissão cobra uma taxa de R$ 25 para arcar com os custos das mesas, premiações e bolinhas. Cada campeonato é jogado com pastilhas ou bolinhas feitas de microfibra.

Futebol de Botão se popularizou no Brasil em 1970 @Leonardo Siqueira / Agência Mural

Os participantes jogam a modalidade 12 toques, conhecida como Regra Paulista. Nesse modelo, dois jogadores se enfrentam e cada um pode dar 12 toques até o chute.

A Liga do Alto Tietê possui cinco mesas ativas, e ao grito de Luiz Felipe todas as partidas começam, com 10 minutos para os dois tempos e um intervalo de no máximo três minutos.

Diferente da Champions League, os que perderem na primeira fase não são eliminados, mas caem para a liga prata e, caso percam novamente, vão para a liga bronze.

De onde vem esse esporte?

Já ouviu falar em Celotex? Esse era o material das mesas de futebol de botão na década de 1930 e foi justamente o primeiro nome do esporte. As pessoas pegavam o botão do paletó, passavam uma lixa e iam para a partida.

Mas a brincadeira tomou forma em 1988, quando o Futebol de Botão foi reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional do Desporto. Na época, três regiões se diferenciavam nas modalidades identificadas pelo conselho: paulista, carioca e baiana.

Hoje, o esporte é dividido e organizado entre ligas amadoras e profissionais, espalhadas por todas as regiões do país.

Atualmente, são mais de 2.900 jogadores profissionais ativos, segundo a CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa).

De acordo com José Jorge Farah, presidente da CBFM e da Federação Paulista de Futebol de Mesa, a popularidade do esporte cresceu na pandemia, chegando a dobrar o número de adeptos.

Para ele, o aumento foi maior que no período de 1970 até 1980, quando a prática alcançou mais popularidade, e os botões passaram a ser vendidos nas bancas de jornal. Mas o número de botonistas oficiais continua com o crescimento tímido.

“Quem sabe as ligas venham a se empolgar e muito mais ligas amadoras filiem-se às federações estaduais”

José Jorge Farah, presidente da CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa)

Todas as idades se divertem

Vicente Rodrigues, 61, foi o terceiro lugar da Liga Prata, na edição do dia 29 de abril, onde a Agência Mural esteve presente.

O professor de informática conta que começou a jogar Futebol de Botão em 1974 contra o vizinho, em Mogi das Cruzes. Vicente relembra que usava o Palmeiras da formação de 1973 e o vizinho rivalizava com o Santos de Pelé.

“Na minha época, jogava no chão da cozinha (de cimento vermelho) ou sala (de tacos) de casa, com o meu primeiro time bicampeão de 1972 e 1973, o Palmeiras. Fazíamos a marcação do campo com giz.”

Para Vicente, o esporte é uma espécie de terapia ocupacional @Egberto Santana / Agência Mural

Os três primeiros de cada liga recebem troféus e medalhas, deixando o ambiente mais competitivo, pois o participante tem mais chances de vitória, mesmo que em outra competição.

No evento, é possível perceber uma forte presença de homens na faixa dos 30 a 40 anos. Vicente se destaca como o homem mais velho da turma e acredita que os mais jovens não conhecem o esporte, mas pegam o gosto quando começam a praticar.

Normalmente, os pais, tios ou avós levam os mais novos para conhecer os torneios. Foi o caso de um dos jogadores do último evento, Rafael, 14, estudante do Campo Limpo.

O garoto iniciou no Futebol de Botão aos 7 anos, por influência do pai, que também estava presente no torneio e retornou ao esporte de infância após conhecer campeonatos de outras regiões.

“Acho legal porque é um lugar muito amigável. Não tem discussão, todo mundo joga, sem brigas, no fair play, entendeu? Não tem confusão igual tem em lugar de profissionais, mais competitivos. Aqui é tudo amigo”, comenta Rafael.

A gíria usada por Rafael para descrever a experiência da Liga do Alto Tietê significa, na tradução para o português, “jogo justo”, mas para os jovens, designa algo a mais: um jogo limpo, tranquilo, com espírito esportivo, divertido.

Essa também é a energia transmitida dentro do local, onde é possível ouvir brincadeiras, como chamamentos de freguês ou vice em referência aos resultados anteriores.

Na partida final, todos se reúnem para assistir, com direito a narração de Luiz Felipe, que filma com o celular e a transmite ao vivo no Instagram da Liga.

Os vencedores recebem troféus, medalhas, posam para foto e voltam para a casa esperando pelo próximo torneio.

“O mundo está tão perdido que você tirar um tempinho para vir aqui e esquecer os problemas, e focar só em brincar…Cara, é divertido demais”, reflete Cabral.

O grupo se reúne mensalmente aos sábado no restaurante Art na Cozinha na Av. Vital Brasil, 1165 – Vila Monteiro, Poá.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Egberto Santana

Jornalista, também é crítico de cinema e redator. Sempre ouvindo ou assistindo alguma coisa, do novo ao velho, do longa-metragem ao reels do Instagram ou Tik Tok. Correspondente de Poá desde 2021.

Leonardo Siqueira

Jornalista, fotógrafo e designer que busca dar voz para quem pouco teve. Apaixonado por histórias, fotografia, cinema, livros e adora uma dança. Curioso que só! Um pouquinho cético, ama conhecer espaços diferentes e adora ir para o litoral, de dia para ver o mar e de noite para observar as estrelas. Correspondente de Ferraz de Vasconcelos desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE