APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Aplicativo de saúde da Prefeitura não decola e é reprovado por usuários

Lançado em outubro de 2017 para marcação de consultas e exames, "Agenda Fácil" foi chamado de "Revolução na Saúde". População ainda desconhece tecnologia

Image

Por: Redação

Publicado em 01.02.2018 | 14:06 | Alterado em 01.02.2018 | 14:06

Tempo de leitura: 4 min(s)
Image

Por desconhecimento, as pessoas não usam o aplicativo e vão às unidades para marcar consultas e exames (Reprodução/Secom)

Na época do lançamento, em outubro do ano passado, o aplicativo Agenda Fácil, para marcação de consultas e exames na rede municipal, foi anunciado pela Prefeitura de São Paulo como uma “Revolução na Saúde”. Três meses depois, a reportagem do 32xSP foi a cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da zona norte da capital, sem se identificar, e constatou o desconhecimento da população sobre a nova ferramenta.

A reportagem ouviu atendentes relatando frequentes falhas técnicas no sistema e acompanhou a jornada frustrada de uma idosa interessada na novidade. Em todas as unidades de saúde visitadas, o 32xSP conversou com pacientes, mas a maioria disse desconhecer o Agenda Fácil.

Balanço da Secretaria Municipal da Saúde, de 24 de janeiro, mostra que, nas 34 unidades incluídas no sistema, até aquela data, o número de pessoas cadastradas chegou a 2.686, menos de 0,5% do público estimado em 680 mil. Em pouco mais de três meses, foram realizadas 3.600 operações.

LEIA MAIS: Apenas Santo Amaro tem atendimento pediátrico em todas as UBSs

A reportagem perguntou aos funcionários das unidades sobre o funcionamento do aplicativo, e as opiniões foram negativas. Alguns comentários dos atendentes: “[O sistema] não está funcionando”; “Desde que saí de férias, em dezembro, já estava com problemas”; “O sistema está em fase de ajustes, pois já houve casos de agendamento em duplicidade”; “Enviamos e-mail para a área técnica, mas ainda não foi resolvido”; “Volte na próxima semana”.

Sem saber da existência do aplicativo, as pessoas necessariamente vão às unidades para agendar ou desmarcar serviços, aumentando as filas desses locais, já sobrecarregados com a alta demanda pela vacina contra a febre amarela.

Aguardando atendimento na UBS Vila Ede, o pedreiro Antonio Santos, 52, se espanta ao ser perguntado sobre o Agenda Fácil: “Nunca ouvi falar, mas parece ser bom, vou procurar saber”, diz, surpreso.

Image

A aposentada Iracema Lopes foi à UBS e não conseguiu o código para acessar o Agenda Fácil (Sidney Pereira/32xSP)

Com dificuldades de locomoção, a aposentada Iracema Lopes, 87, estava na UBS Isolina Mazzei para pegar o código de validação, exigido para o acesso inicial ao Agenda Fácil, mas teve a informação de que o sistema de emissão está “fora do ar há vários dias”.

Chateada com a recusa, a idosa conta o sacrifício que faz para ir à unidade. “Tenho artrose na coluna e nos joelhos. Venho sempre a pé ou pego táxi, quando estou com muita dor. Esse novo sistema ia facilitar minha vida. Meus netos ou minha filha poderiam marcar as consultas pelo celular. É uma pena”, desabafa.

Na página do app, no Google Play, usuários avaliam a experiência com a novidade. Na escala até cinco estrelas, o Agenda Fácil atingiu a média de 2,8. A maioria elogia a iniciativa, mas faz críticas ao funcionamento.

As principais reclamações recaem sobre falhas no cadastramento, impossibilidade de agendamento, fechamento repentino da tela, falta de suporte técnico e lentidão no “carregamento”.

VEJA TAMBÉM: Aplicativo de celular ajuda população de Itaquera a cobrar Prefeitura

O site da Prodam, empresa de tecnologia responsável, informa que o aplicativo foi desenvolvido “em menos de dois meses”. No dia dois de janeiro, uma usuária reclamou: “Duas semanas que [o aplicativo] só fica carregando. Alguém pode me ajudar?”. No dia seguinte, a Prodam respondeu: “Entramos em contato com o suporte técnico do Agenda Fácil e logo corrigiremos essa falha”.

COMO USAR O AGENDA FÁCIL

O primeiro passo do interessado é retirar o código de acesso na UBS de registro. Após baixar o app, exclusivamente no Google Play, para Android, clicar em “primeiro acesso”, preencher os dados pessoais, código validador e senha.

Os serviços disponíveis no aplicativo são aqueles oferecidos pela UBS onde a pessoa está registrada, para consultas com clínico geral, pediatra ou ginecologista. Para outras especialidades, exames ou procedimentos, é possível agendar nas unidades ligadas à UBS de origem do usuário.  O interessado também pode desmarcar os agendamentos. Confira abaixo um tutorial sobre o uso do app:

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em alguns locais, “até 40% das vagas não são preenchidas”, pelo não comparecimento dos pacientes ou mesmo em razão de horários não reservados.

No último dia 29, o total de UBSs incluídas no sistema chegou a 90, nas zonas norte, oeste e sudeste, porém, como o aplicativo está passando por atualização, a relação de unidades na página inicial está incompleta. A Secretaria da Saúde orienta os interessados a procurar a UBS de registro para mais informações.

O APP, NA VISÃO DA PREFEITURA

Em nota, a Secretaria da Saúde reconhece que “o ritmo de adoção do aplicativo pelos pacientes está um pouco mais lento do que o estimado, mas segue crescendo continuamente”, e não comenta as falhas apontadas por usuários e funcionários das UBSs, alegando ser necessário “conhecê-las especificamente para responder”.

O órgão nega que haja indisponibilidade na emissão do código autorizador, mas alerta que “as unidades têm o poder de gerar ou não o código, e devem fazê-lo apenas para pacientes daquela unidade, por residência ou trabalho próximo”. Segundo a nota, não há possibilidade de duplicidade de agendamentos.

Sobre a falta de suporte técnico, a Secretaria justifica que o aplicativo, “como muitos outros, funciona sem apoio remoto ao usuário” e que as orientações são fornecidas pela UBS. Na avaliação do órgão, o Agenda Fácil “está sendo muito bem-sucedido, proveitoso para os pacientes e para a gestão das unidades, proporcionando mais transparência e poder ao cidadão”.

***

http://32xsp.org.br/2018/01/16/prefeitos-regionais-usam-whatsapp-para-se-aproximar-de-moradores/

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE