APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

App para agendamento em UBSs de SP é ampliado para as 459 unidades

Agenda Fácil foi lançado em outubro de 2017 na zona norte. Três meses após, o 32xSP visitou UBSs e constatou que população desconhecia aplicativo

Image

Por: Redação

Publicado em 29.03.2018 | 18:12 | Alterado em 29.03.2018 | 18:12

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Prefeito João Doria em anúncio da implantação do aplicativo Agenda Fácil (Divulgação)

O prefeito João Doria (PSDB) anunciou na última segunda-feira (26) a ampliação do app Agenda Fácil para todas as 459 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital paulista.

Lançado em outubro de 2017, nas zonas norte, oeste e sudeste, o “Agenda Fácil” foi criado para que os usuários possam agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo aparelho celular.

LEIA MAIS:
Apenas Santo Amaro tem atendimento pediátrico em todas as UBSs

“Este aplicativo favorece a equidade entre os usuários e não usuários do aplicativo, pois o cancelamento pode ser realizado diretamente pelo paciente e as vagas que ficam disponíveis podem ser aproveitadas por todos””, afirmou ao site da Prefeitura de São Paulo Wilson Pollara, secretário de Saúde.

Já o secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annemberg, afirma a tecnologia precisa estar a serviço do cidadão: “Estamos modernizando a gestão da cidade e simplificando processos para garantir mais agilidade e excelência no atendimento à população”, complementou ao portal.

APROVAÇÃO X DESCONHECIMENTO

De acordo com a prefeitura, um levantamento encomendado pela Secretaria Municipal de Saúde e realizado pelo Instituto de Pesquisa Pensando Juntos entrevistou 249 pessoas de 22 a 26 de fevereiro de 2018.

Deste total, 90% dos usuários afirmaram que o app é fácil de entendido e usado. Já 72% dos entrevistados disseram que recomendariam o aplicativo para seus amigos e familiares, enquanto 63% destacaram que a ferramenta melhorou o acesso e resolveu o problema que o usuário tinha em relação à consulta em sua UBS. Por fim, 38% dos entrevistados deram nota 10 para o aplicativo.

Três meses após o lançamento do aplicativo Agenda Fácil, em janeiro deste ano, o 32xSP visitou cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da zona norte da capital, e constatou que a população desconhecia a ferramenta.

A reportagem ouviu atendentes relatando frequentes falhas técnicas no sistema e acompanhou a jornada frustrada de uma idosa interessada na novidade.

Em todas as unidades de saúde visitadas, 32xSP conversou com pacientes, mas a maioria disse desconhecer o Agenda Fácil.

VEJA TAMBÉM:
Aplicativo de celular ajuda população de Itaquera a cobrar Prefeitura

Segundo informações no site da Prefeitura de São Paulo, atualmente, o aplicativo conta com 7.577 pessoas cadastradas, que realizaram cerca de 7.847 operações, sendo 2.646 cancelamentos.

De acordo com administração municipal, cerca de 66% das ações realizadas pelo Agenda Fácil correspondem a agendamentos e 34% a cancelamentos. As cinco especialidades mais agendadas pelo app no período de implantação foram medicina interna/clínica geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria, odontologia e radiologia.

Aplicativo de saúde da Prefeitura não decola e é reprovado por usuários

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE