APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Rolê

Coletivos criam selo em Caieiras para difundir o hip hop na Grande SP

Artistas criaram o “Arte, Guerrilha e Conhecimento” com a ideia de espalhar cultura pelo município e outras regiões

Image

Por: Pedro Santi

Notícia

Publicado em 10.01.2024 | 18:24 | Alterado em 10.01.2024 | 18:59

Tempo de leitura: 1 min(s)

Fundado em 2023 na cidade de Caieiras, na Grande São Paulo, o movimento “Arte, Guerrilha e Conhecimento” tem buscado difundir no município diversas linguagens artísticas como dança, cinema, poesia, música e fotografia.

Criado pelos coletivos Prelúdio, Mangueio Filmes e Deliricamente, o grupo tem atuado em praças, ruas e escolas. “A união dos três coletivos veio com a intenção de propagar a arte no território e trazer um impacto de transformação mesmo, incentivando o movimento artístico independente e periférico da cidade”, diz Muka, bboy produtor cultural e video maker. Confira mais no vídeo:

Os 3 coletivos que criaram o movimento

1

Prelúdio

Prelúdio é o que vem antes – aquilo que anuncia, que prevê. Criado em 2019, o grupo conecta elementos da arte por meio da cultura hip hop. Hoje, realiza apresentações de breaking, eventos, projetos culturais e produção de vídeos.

@coletivopreludio

2

Mangueio Filmes

“Mangueio” é pedir com jeito. Na linguagem das ruas é um meio de sobrevivência.

É também uma forma de arte, de contar uma história. Também nascida em 2019, a Mangueio Filmes defende a fotografia, o cinema e a música como ferramentas de transformação cultural, social e espiritual. Hoje, atuam produzindo documentários, filmes e videoclipes independentes sobre a cena urbana e periférica.

@mangueiofilmes

3

Deliricamente

Para os delírios da mente, poesia, verso e som como forma de expressão. O coletivo Deliricamente traz literatura periférica, hip-hop e canção. Hoje, atua com músicas, batalhas de rima, intervenções urbanas e shows de rap

@deliricamente_

receba o melhor da mural no seu e-mail

Pedro Santi

Cineasta, jornalista e poeta. Fundou o coletivo independente "Mangueio Filmes" em 2019 e atravessa as quebradas trocando histórias e vivências. Samba, funk e hip-hop é o que liga o assunto - do Vera Tereza para o mundo. Correspondente do Jaraguá desde 2023.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE