APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Com Ludmilla Cover e Rilary Love, Parada LGBT+ em Cotia retorna após 13 anos

Moradores relatam os desafios de ser LGBTQIAPN+ nas periferias da cidade e a importância do retorno da marcha

Image

Arquivo Pessoal

Por: Halitane Rocha

Notícia

Publicado em 24.08.2023 | 18:22 | Alterado em 24.08.2023 | 18:22

Tempo de leitura: 3 min(s)

“Sendo uma pessoa bissexual preciso me reafirmar o tempo inteiro para as pessoas e nas periferias”, relata Amanda Cena, 23, confeiteira e fotógrafa que participará da 4ª Parada do Orgulho LGBT+ em Cotia, na Grande São Paulo, no sábado (26).

O evento volta a ser realizado na cidade após 13 anos, em um momento em que as paradas têm se espalhado pelas cidades da região metropolitana e tentam ampliar a visibilidade sobre o tema.

“Quase não se é falado e quando o assunto chega em espaços públicos e debates com a prefeitura, é só em datas específicas. Porém, mais do que isso, para mim é um rolê de encontro, de enxergar a população LGBT da cidade e me enxergar dentro dela”, ressalta a moradora do bairro Água Espraiada.

O evento começa no Calçadão Central de Cotia, a partir das 12h, com saída do trio elétrico às 14h para Marcha do Orgulho até a prefeitura, onde haverá uma concentração com apresentações do coletivo Raízes Ubuntu Arte e Cultura, os DJs Thi Negre e DJ RR, os cantores Leeh Bernard e Isac Leite, a performer Laryssa Cóllins, além da artista Ludmilla Cover e da drag Rilary Love.

Amanda cita a falta de lugares que sejam acolhedores à população no município, desde comércio a bares. Além disso, o evento pode ser um espaço de encontro para quem não teve acesso às outras paradas.

Devido à falta de transporte acessível e sempre trabalhando em Cotia ou Vargem Grande Paulista, Amanda nunca teve a oportunidade de ir à tradicional Parada do Orgulho LGBT+ da avenida Paulista, em São Paulo.

Amanda relata que faltam espaços para receber população LGBT em Cotia @Léu Britto/Agência Mural

“Não temos lugares para esses encontros, têm poucos bares e comércios na região onde me sinto acolhida e representada”, lamenta. ”Os espaços que promovem isso não pensam em ser convidativos e acolhedores para gente, pelo menos não me alcançam e atraem”, completa.

Para ir até a Paulista, ela precisaria pegar dois ônibus e um metrô. “A Parada [de Cotia] parece uma oportunidade de conhecer essas pessoas e até de nos articularmos melhor juntos. Para além de nos fazer visíveis para a cidade, nos fazer entre nós mesmos.”

Retorno

O evento é organizado pelo DiverCidadania, presidido por Dudu Ferrari, 38, morador do bairro Turiguara, mais conhecido como Morro do Macaco. Ele conta que frequentava os ambientes “Friendly/LGBT” da cidade. Um deles era o antigo bar Butterfly, onde um grupo de amigos iniciou conversas para a realização da primeira parada, de forma independente, em 2008.

Na época, Dudu ainda frequentava a igreja. “O episódio que me acionou gatilhos foi enquanto a última Marcha do Orgulho [em 2010] passava pelo centro de Cotia, meus pares religiosos criticavam a população LGBTQIA+ da pior maneira possível”, relata Dudu, que decidiu se afastar da igreja para seguir apenas no ativismo pelos direitos humanos.

Dudu é um dos organizadores da Parada LGBT em Cotia e já sofreu violências por conta do gênero
@Arquivo Pessoal

Nessa época, Dudu também relata que foi assaltado e agredido com um paralelepípedo no olho, com a ameaça de que “gay tem que morrer” e quase ficou cego. “Carrego as cicatrizes do preconceito e da violência de identidade de gênero e diversidade sexual que a população LGBTQIA+ sofre no Brasil”, desabafa.

Apesar dos gatilhos na vida pessoal, Dudu continuou lutando pelo orgulho e visibilidade da comunidade, trazendo inclusive, o retorno da Marcha do Orgulho em Cotia. O antigo responsável da organização se ausentou por motivos pessoais, o que ocasionou a interrupção por mais uma década.

“No período pós-pandêmico, os movimentos voltaram a se reunir dentre os quais, o de Organização de Paradas. Em março de 2023, iniciei os diálogos para a volta da Parada do Orgulho LGBT+ de Cotia”, disse o presidente do evento. “A comunidade aguardou o restabelecimento da organização antiga, o que não aconteceu, e também as ausências contaram muito para a não realização”, explica.

“A ausência de eventos, de inclusão ou de afirmação, pode resultar na perda do empoderamento das pessoas LGBTQIA+, como já ocorre no presente”

“Nossos corpos nas ruas desafiam os estereótipos e combatem o preconceito e as violências, pavimentando o caminho de uma sociedade mais justa em todos os âmbitos”, conta o presidente da DiverCidadania, sobre a importância do retorno do Parada do Orgulho em Cotia.

4ª Parada do Orgulho LGBT+ de Cotia

Endereço: Calçadão Central de Cotia

Horário de funcionamento: Sábado (26), a partir das 12h. Saída do trio elétrico: 14h

Show: A partir das 15h no palco central

receba o melhor da mural no seu e-mail

Halitane Rocha

Produtora do podcast Próxima Parada e correspondente de Cotia desde 2018. Mãe de gêmeas e 2 gatas. Família preta e do axé… muita treta!

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE