APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Matheus Oliveira

Notícia

Publicado em 27.04.2023 | 13:42 | Alterado em 02.06.2023 | 18:48

Tempo de leitura: 3 min(s)

PUBLICIDADE

Não tem como escapar. Quem anda no final da Avenida Mateo Bei, perto do Largo de São Mateus, na zona leste de São Paulo, acaba encontrando as máquinas do Churrasco Grego São Mateus. São três pontos de venda na principal rua de comércio do bairro, que vendem juntas uma média de 80 quilos de carne por dia.

O negócio (sim, 15 pessoas trabalham entre a compra de insumos, preparo e delivery) começou em 2004 quando o ‘churrasqueiro’ Mário Costa, 55, recebeu a dica de um cliente sobre um ponto disponível no bairro.

“Nessa profissão já tenho quase 30 anos. Comecei em São Miguel Paulista, depois fui para a cidade [centro]. Na rua XV de Novembro um cliente disse que o ponto aqui estava desocupado”, conta Mário, morador de Ermelino Matarazzo, também na zona leste.

Mário e Danilo são de Ermelino Matarazzo e desde 2004 vendem churrasco grego no Largo de São Mateus @Matheus Oliveira/Agência Mural

Em 2019, com a chegada do monotrilho da linha 15-prata do Metrô, o filho de Mário, Danilo Costa, 30, abriu uma nova unidade do churrasco grego na calçada da Mateo Bei, próxima à estação São Mateus.

Danilo começou a trabalhar com o pai aos 11 anos e hoje não se vê fazendo outra coisa. “Nunca me vi trampando numa firma. Sempre gostei muito do contato com pessoas, nasci pro comércio. Quando cheguei aqui já me identifiquei mesmo”, conta.

No começo, o churrasco grego de São Mateus era apenas o pão francês com carne bovina e vinagrete. Hoje, o cardápio conta com lanche tradicional e mais sete opções.

“Em diversos lugares o churrasco grego é padronizado. E o tradicional é o nosso carro forte aqui, é o que mais vende. Mas hoje em dia temos opções a mais para os clientes”, aponta.

O cardápio do Churrasco Grego São Mateus conta com oito opções de lanche, disponíveis também para entrega @Arquivo Pessoal

A variedade do espaço inclui opções com queijo, cheddar, requeijão, bacon e ovo. Além disso, Danilo conta que o tempero não é o mesmo de quando o pai começou há 20 anos. O churrasqueiro não revela a receita, mas afirma que são 14 temperos diferentes na fabricação das peças – como são chamadas as carnes assadas no churrasco grego.

“A gente conseguiu padronizar esse tempero, você vem aqui todo dia e vai ser o mesmo sabor”, argumenta Danilo.

Outro ponto é o preparo. Danilo negocia peças de carne com fornecedores e conta com um funcionário dedicado para a produção. No dia da entrevista, Danilo colocou na máquina pedaços de capa de filé e fraldinha.

De acordo com o comerciante, o negócio da família é disciplinado na higiene, qualidade dos lanches e no bom atendimento. O que tem gerado resultados.

Danilo começou a trabalhar com o pai na infância @Matheus Oliveira/Agência Mural

Frequesia leal

Há cerca de um ano a tatuadora, Nathalia Assis de Oliveira, 31, come no Churrasco Grego São Mateus. Desta vez ela pediu o lanche tradicional e não deixou escapar o suco, que é cortesia da casa.

“É muito gostoso, é um dos melhores. Eu como aqui toda vez que eu venho para São Mateus pra fazer compras e ir no curso. É difícil vir e não comer. Gosto muito do molho de alho, e ele atende super bem, super gentil”.

Quem apresentou o Churrasco Grego São Mateus para Nathalia, moradora do bairro 3ª Divisão, foi o marido dela. “Meu esposo sempre vem para esses lados e uma vez ele falou para comer um churrasco grego. Eu disse ‘vamos’. Aí ele sempre me trazia. A gente já comeu em outro, mas o preferencial foi aqui mesmo”, relembra.

Nathalia garante o churrasco grego todas as vezes que vem à Avenida Mateo Bei @Matheus Oliveira/Agência Mural

Segundo Mário, há famílias que comem o churrasco grego desde a abertura do negócio no Largo de São Mateus. “Tem cliente de 20 anos atrás, das antigas, né? Tem uma mulher que vinha aqui grávida. Agora a criança é adulta”, relembra.

“O melhor marketing são os próprios clientes. Às vezes as pessoas pensam em investir numa plataforma digital, mas não tem nada melhor do que um cliente vir aqui e sair satisfeito. Ele vai falar pra mãe, irmã, amiga”

Danilo, vendedor de churrasco grego em São Mateus

O trabalho do Churrasco Grego São Mateus tem dado resultados. A página São Mateus Mil Grau tornou o lanche o prato típico do bairro por meio de postagens em redes sociais.

“São Mateus adotou o churrasco grego como prato mais conhecido. Na internet tem pessoas do bem e tem pessoas do mal. Aí você escolhe se você pega uma que está te jogando pra baixo ou dez que estão te jogando pra cima”.

Ouça também o podcast:

Churrasco Grego São Mateus

Endereço: Av. Mateo Bei, nos números 3535 e 3500, São Mateus, São Paulo

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 11h às 19h

Para delivery: https://www.instagram.com/churrasco_grego.sm/

PUBLICIDADE

receba o melhor da mural no seu e-mail

Matheus Oliveira

Jornalista, educomunicador e correspondente de São Mateus desde 2017. Amante de histórias e de gente. Olhar sempre voltado para o horizonte, afinal, o sol nasce à leste.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE