APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Como fica a limpeza urbana durante a quarentena em São Paulo

Prefeitura divulgou um plano de contingência referente à COVID-19 com ações preventivas, administrativas e medidas operacionais; entenda

Image

Por: Redação

Publicado em 27.03.2020 | 16:00 | Alterado em 27.03.2020 | 16:00

Tempo de leitura: 2 min(s)

A partir da última terça-feira (24), todas as cidades do estado entraram em quarentena buscando conter a disseminação no novo coronavírus, que já matou 40 pessoas apenas em São Paulo, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde divulgado na última terça-feira (24).

Na prática, isso significa que apenas estabelecimentos considerados essenciais poderão funcionar e todas as pessoas devem ficar em casa. 

Mas como fica a coleta de lixo urbano e garantia de segurança dos profissionais de limpeza durante a pandemia? 

Na cidade, o órgão responsável pela gestão dos resíduos e limpeza urbana é a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), que é vinculado à Secretaria Municipal das Subprefeituras. 

Image

Coleta de resíduos hospitalares é prioridade, mas a de lixo domiciliar também continuará (Léu Britto/32xSP)

LEIA TAMBÉM
+Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23 de março
+Ministério da Saúde e SUS lançam app com informações sobre coronavírus
+O que abre (ou não) na quarentena em São Paulo

No último sábado (21), a pasta divulgou um plano de contingência referente à COVID-19. O documento é dividido em três partes: ações preventivas, administrativas e medidas operacionais. Veja os principais pontos.

MEDIDAS OPERACIONAIS 

São aquelas que dispõe sobre os serviços de coleta domiciliar e limpeza pública durante a pandemia e vão afetar diretamente a rotina da população. 

  • Serviços mínimos e essenciais continuam: coleta dos resíduos domiciliares comuns e resíduos de saúde;
  • A prioridade será coletar os resíduos hospitalares, por isso, frequência de coleta em pequenos geradores de resíduos de saúde, como estúdios de tatuagem, clínicas veterinárias e odontológicas, poderá ser diminuída;
  • A orientação é que todas as pessoas reforcem os sacos de lixo para coleta domiciliar. Basta ensacar os materiais duas vezes em sacos resistentes, descartáveis e com enchimento de até dois terços da capacidade;
  • O serviço de coleta domiciliar comum poderá ocorrer em até três horas depois do horário previsto, devido ao reajuste nos horários de entrada dos coletores;
  • Os colaboradores que atuam em operações de limpeza onde há grande concentração de pessoas, como nas regiões da Cracolândia e Parque Dom Pedro, receberão máscaras do modelo PFF2 para proteção;
  • Para evitar contato direto com os munícipes, os funcionários dos ecopontos da cidade não irão mais manusear os resíduos descartados. O descarte feito pelos munícipes deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).


AÇÕES ADMINISTRATIVAS 

Para as medidas administrativas foi criado um comitê de crise entre as lideranças dos consórcios de limpeza para monitorar, acompanhar e tomar as principais decisões durante o período. Elas dispõem sobre a administração dos funcionários. 

  •  A fim de evitar aglomerações, o horário de entrada e saída dos funcionários poderá ser flexibilizado;
  • Contratação de novas vans e ônibus para os funcionários;
  • Contratação de colaboradores temporários;
  • Para poder garantir os serviços de limpeza na cidade, alguns itens críticos poderão ser estocados, como sacos de lixo e EPI’s;
  • Aplicação de vacinas contra a gripe.


AÇÕES PREVENTIVAS 

Elas buscam orientar, comunicar e dar suporte ao quadro de funcionários operacionais e administrativos da limpeza urbana.

  • Ampliação dos protocolos de higiene com distribuição de álcool gel, sabonete líquido e intensificação da limpeza em áreas comuns;
  • Campanhas internas com cartazes informativos com orientações e prevenções;
  • Reforço de treinamento e fiscal dos colaboradores de resíduos de saúde.

Você pode consultar o documento completo aqui. Em caso de dúvidas, o telefone da Amlurb é (11) 3397-1777.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.