• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

Confira alguns candidatos das periferias para a Câmara de São Paulo

Confira 10 reportagens sobre candidatos a vereador de várias regiões da cidade

A votação deste domingo (15) definirá além dos prefeitos das cidades brasileiras, os vereadores e vereadoras nos próximos quatro anos.

Nas periferias da capital, a campanha mobilizou uma diversidade de candidatos. Ao todo, a cidade conta com quase 2.000 concorrentes ao cargo. Ao longo dos últimos meses, a Agência Mural conversou com candidatos de diversos partidos e várias periferias da capital.

Confira algumas matérias e nomes que disputam em cada região:

1) No Jardim Pantanal, Jaçanã, Parelheiros, São Rafael e outras regiões, donas de casa disputam as eleições e contam como se desdobraram para fazer campanha.

 

Donas de casa candidatas em SP relatam dificuldades e falta de apoio dos partidos

2) Pelas periferias, candidaturas coletivas se espalharam. É o caso do Quilombo Periférico, com membros de várias regiões, e o A voz da periferia, do Campo Limpo. Entenda o modelo em que vários disputam juntos a eleição.

Candidaturas coletivas se espalham pelas periferias de SP

3) No Jaraguá, as mulheres da candidatura Jaraguá é Guarani tentam levar a representatividade das aldeias de São Paulo para a Câmara.

Indígenas tentam eleger representantes das aldeias para Câmara de SP

4) Em Cidade Tiradentes, de movimentos sociais a ex-subprefeito. Confiram nomes do distrito do extremo leste da capital.

Candidatos em Cidade Tiradentes apostam no descolamento de partidos para vencer

5) Candidatos LGBTQIA+ das periferias contam como driblaram o preconceito durante a campanha em vários bairros da capital e da Grande SP.

Candidatos LGBTQIA+ driblam ataques para buscar lugar na Câmara de São Paulo

6) Na Vila Maria, zona norte da cidade, as candidaturas vão de chapa coletiva periférica a um candidato que se inspira em Jânio Quadros.

Disputa na Vila Maria tem chapa periférica e candidatura inspirada em Janio Quadros

7) No Itaim Paulista, candidatos tentam levar representante para a Câmara em um dos distritos mais populosos da capital.

Com 15 candidatos, moradores buscam eleger vereador do Itaim Paulista

8) Na Brasilândia e Perus, candidatas abordam a falta de recursos na campanha apesar do aumento no número de candidatas.

Aumenta número de mulheres na eleição em SP, mas desigualdade continua

9) Além da falta de verbas, os ataques também dificultou a vida de diversas candidatas a vereadora na capital e Grande SP.

Candidatas das periferias de SP sofrem intimidação durante disputa eleitoral

10) A falta de mulheres negras na Câmara de São Paulo foi um dos motivos que levou três moradoras das periferias da zonas norte, sul e leste a criar a candidatura coletiva do Juntas. Elas falaram sobre a distribuição de recursos proporcionais para representantes negros e negras nas campanhas.

Mulheres negras buscam espaço e se dividem sobre cota financeira nas campanhas

 

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários