APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Bruna Costa / Divulgação

Por: Karine Ferreira

Notícia

Publicado em 04.03.2024 | 14:35 | Alterado em 06.03.2024 | 13:47

Tempo de leitura: 4 min(s)

Política é algo que vai muito além de escolher e votar em um candidato nas eleições. Quem sabe bem disso é Bruna Costa, 24, nascida e criada no Jardim Helena, zona leste de São Paulo.

Formada em direito, desde criança ela vê o bairro onde mora ser gravemente atingido por enchentes e, cansada de esperar uma solução, arregaçou as mangas e articulou moradores, comerciantes, parlamentares e subprefeituras para resolver o problema.

“É uma questão que existe bem antes de eu nascer, há mais de 35 anos já era uma queixa de moradores antigos”, diz.

Mesmo quando chove pouco, é comum ver as ruas do Jardim Helena alagadas, o que causa riscos de saúde, segurança, além da perda de patrimônios conquistados com muito suor.

A rua onde Bruna mora não chega a alagar, mas as vias paralelas enchem de água em qualquer chuva, complicando a rotina da jovem e das outras pessoas que vivem no local. Por isso, no final de 2022, ela contatou um assessor da equipe do deputado Luiz Fernando, do PT, para articular uma saída para o problema.

Problema de enchentes no bairro é recorrente @Bruna Costa / Divulgação

Conduzir a conversa não foi um desafio para a jovem, que começou a atuar com mobilização social em 2016, administrando a página São Miguel Mil Grau no Facebook, que ultrapassava mais de 80 mil curtidas.

O objetivo era buscar ferramentas para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores da Subprefeitura de São Miguel Paulista, responsável pelo distrito do Jardim Helena. Após a pandemia de Covid-19, ela optou por deixar o projeto e partir para o ativismo político, buscando soluções para os problemas da região.

“A primeira pessoa que eu conversei foi com o assessor do deputado [em outubro de 2022], porque ele mora no mesmo bairro que eu. Ele me falou que eu poderia reunir um número significativo de assinaturas [em um abaixo-assinado] e fazer um ofício relatando o problema para levar a subprefeitura de São Miguel Paulista, que é quem administra a região”, relata Bruna.

Ela, então, partiu para a ação. Para conseguir as mais de 200 assinaturas no documento, contou com a ajuda de uma vizinha e de uma tia, ambas comerciantes da região, que ficaram responsáveis por explicar para os clientes o objetivo da iniciativa e recolher os nomes dos moradores. Enquanto isso, Bruna redigiu o ofício que seria entregue ao subprefeito.

Rua alagada no Jardim Helena, zona leste de SP @Bruna Costa / Divulgação

As atividades foram feitas em fevereiro do ano passado e o documento foi entregue em março, quando o deputado Luiz Fernando fez uma visita ao bairro Jardim São Martinho para agradecer os votos que teve na região e escutar as demandas dos moradores.

Por meio da equipe do deputado, a jovem conseguiu agendar uma reunião para abril do último ano com o então subprefeito de São Miguel Paulista, Fernando Velucci, para apresentar o ofício.

“Ele falou que tinha conhecimento do problema das enchentes na região e que estava conduzindo um estudo de macrodrenagem, com muitos profissionais da prefeitura e da Sabesp envolvidos”, lembra.

Reunião com o Subprefeito a época do primeiro ofício Fernando Velucci @Bruna Costa / Divulgação

Bruna, então, buscou respostas na Sabesp e conseguiu uma agenda dos moradores com representantes da empresa em maio passado. A resposta chegou alguns dias depois, em um ofício que negou a responsabilidade da empresa pelo problema e afirmou que se tratava de uma questão a ser cuidada unicamente pela prefeitura.

Ela não se deu por satisfeita com a resposta e lembrou que algumas ações simples ajudariam a evitar alagamentos, como ruas em desnível, limpeza de galerias e um sistema eficiente de escoamento de água que leve a chuva direto para o bueiro.

A segunda resposta chegou apenas em junho do ano passado, na qual a Sabesp afirma que existem estudos e medidas planejadas para serem executadas na região. Até agora, pouco foi feito.

Água parada há dias, no Jardim Helena @Bruna Costa / Divulgação

Bruna planeja continuar buscando solução para o problema das enchentes e já se articula para apresentar o ofício novamente à subprefeitura de São Miguel, já que a responsável pelo órgão hoje é a subprefeita Damaris Dias Moura Kuo.

“Agora é usar o que a gente aprendeu dentro e fora da faculdade para tentar conquistar alguma coisa. É como diz o [rapper] Emicida, você não pode sair e voltar com a mão vazia”.

As próximas reuniões dos moradores para discutir a questão das enchentes estão marcadas para março. A ideia é aproveitar a campanha eleitoral para denunciar o problema e cobrar soluções.

‘Esse é um ano bem importante, quando as portas se abrem mais facilmente e a gente tem um contato mais direto com os candidatos [por conta das eleições]’

Bruna, moradora do Jardim Helena

“Claro que por trás tem muito interesse pessoal, mas a gente vai colocar o problema dos alagamentos na mesa. Não queremos promessas, mas ações efetivas”, diz a jovem. “Eu vou com força total. Tudo o que eu puder fazer eu vou fazer.”

receba o melhor da mural no seu e-mail

Karine Ferreira

Jornalista cultural, publicitária e corinthiana. Fiel à fotografia e à música, nunca falta samba, rap ou funk no meu dia-a-dia. Correspondente do Jardim Helena desde 2023.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

ERRAMOS

06.03.2024Bruna é formada em direito, mas não advogada como publicada inicialmente.

PUBLICIDADE