APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Correspondentes da Agência Mural participam de conferência de jornalismo de dados em São Paulo

Image

Por Cíntia Gomes | 27.11.2017

Publicado em 27.11.2017 | 10:42 | Alterado em 22.11.2021 | 16:43

Tempo de leitura: 2 min(s)

No último fim de semana (25 e 26/11), em parceria com a Escola de Dados, os correspondentes da Agência Mural participaram da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), no campus da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre raspagem de dados, bibliotecas python, tratamento de dados, criptografia, análise de redes em mídias sociais e o futuro do jornalismo de dados.

A correspondente de Guaianases, Sheyla Melo, conta que as palestras ampliaram a sua percepção para detalhes importantes que podem surgir durante a apuração de uma reportagem.

“Os workshops deram uma introdução na prática de como usar softwares e aprender a extrair as informações necessárias. Tivemos contato com projetos ganhadores de prêmios e atuais referências no jornalismo de dados. Foram dois dias que mudaram a minha forma de olhar para os dados e reforçar a importância da profissão”, afirma Melo.

Já Aline Kátia, correspondente da Jova Rural, observou que a maioria dos temas abordados nas palestras apresentou modelos de negócios para o jornalismo de dados, diante da atual situação do país e do mundo.

“Gostei de participar da Coda.Br e entrar em contato com assuntos que não temos muita familiaridade no nosso dia a dia. Ter a oportunidade de experimentar ferramentas, descobrir novos recursos de ferramentas conhecidas, ouvir experiências de outras pessoas, de outros veículos e regiões”, explica.

Realizado pela Escola de Dados, em parceria com o Google News Lab, este é o primeiro evento do Brasil focado em jornalismo de dados com o objetivo de reunir  profissionais do mercado para trocar ensinamentos e experiências sobre a área. A conferência contou também com apoio da Abraji, La Nación Data, Knight Center for Journalism in the Americas e Python Software Foundation.

Da Agência Mural, participaram da Coda.Br os muralistas: Aline Kátia (Jova Rural), Carolina Pasternack (Campo Limpo), Cíntia Gomes (Jd. Ângela), Fabiana Lima (Santo André), Jéssica Moreira (Perus), Julia Reis (Taboão da Serra), Katia Flora, (São Bernardo Campo), Priscila Pacheco (Grajaú), Lucas Veloso (Guaianases), Rafael Carneiro (Lapa), Sheyla Melo (Guaianases), Thalita Monte Santo (Guarulhos) e Vagner de Alencar (Paraisópolis). Além de Bianca Pedrina e Semayat Oliveira, do coletivo Nós, mulheres da periferia.

Equipe da Agência Mural durante a Coda.Br

Equipe da Agência Mural durante a Coda.Br

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE