APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Danielle Lobato/Agência Mural

Por: Danielle Lobato

Notícia

Publicado em 21.11.2023 | 10:41 | Alterado em 21.11.2023 | 10:41

Tempo de leitura: 3 min(s)

Nas terças, quartas e quintas-feiras, o interior de uma oficina de costura dá lugar a aulas de reforço escolar para crianças do Jardim Lapena, região da subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. A iniciativa é da costureira e professora Simone de Jesus Andrade Pimentel, 43, que concilia as duas profissões dentro de casa.

Por lá, a queixa mais frequente dos pais é a dificuldade no processo de alfabetização dos filhos. “Muitos não sabem ler e nem escrever ou tem alguma dificuldade na aprendizagem em formar frases, interpretação e até calegrafia”, diz Simone.

Nascida na Bahia, Simone mudou para o Jardim Lapena em 2001 e decidiu continuar dando aulas. “Eu trabalhava com a educação com o magistério, por lá nós chamamos aulas de reforço de banca escolar. Quando cheguei aqui, busquei me especializar e me formei em pedagogia para poder dar aulas em escolas.”

Professora Simone tirando dúvidas dos alunos @Danielle Lobato/Agência Mural

A tarefa de iniciar um negócio de reforço escolar veio com o desafio enfrentado por muitas mulheres: a de conciliar o trabalho com a maternidade. “Para poder trabalhar na creche, eu deixava a minha filha com outras pessoas. Quando planejei engravidar do meu segundo filho, decidi que empreenderia com reforço escolar em casa”, diz Simone.

Para iniciar as aulas, o marketing boca a boca foi e ainda é o responsável por trazer os alunos para a sala de aula da “Tia Simone”, como carinhosamente os estudantes a chamam. Após estruturar a grade curricular, a professora pediu ajuda aos vizinhos e comerciantes locais para indicar o trabalho. As aulas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, por duas horas cada. Ela cobra R$ 100 por aluno.

A procura cresceu mais após a pandemia de Covid-19, quando as crianças ficaram afastadas das aulas presenciais, por conta das medidas de segurança. As aulas online foram um dos obstáculos para as crianças, em meio à falta de equipamentos e de internet de qualidade. “Muitos pais me procuraram após o período de Covid-19, justamente por conta da defasagem na educação”, destaca Simone.

A pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil, que contempla toda a educação básica, aponta que no ensino privado, 70,9% das escolas ficaram fechadas no ano letivo de 2020. O número é consideravelmente menor que o da rede pública: 98,4% das escolas federais, 97,5% das municipais e 85,9% das estaduais.

Casa foi adaptada e tem quadro com as atividades @Danielle Lobato/Agência Mural

Oficina de costuras dá lugar a aulas de reforço no Jardim Lapena @Danielle Lobato/Agência Mural

Educadora tem mantido ação no bairro para ajudar estudantes @Danielle Lobato/Agência Mural

O estudante Ezequiel Ramos, 8, foi uma das crianças afetadas pela pandemia. “Aqui eu tenho mais atenção do que na escola, aprendi a ler e formar palavras, porque a Tia Simone ensina de uma forma mais fácil de entender”, diz Ezequiel que adora ler livros de quadrinhos.

A pandemia também trouxe mudanças significativas na carreira da Simone. Foi nesse período que ela se encontrou com a costura e decidiu iniciar mais um negócio. “Estávamos em quarentena, já não tinha mais a renda do reforço escolar e fiquei pensando o que eu posso fazer em casa para conseguir uma renda?”, relembra.

A solução foi a costura, atividade que a mãe dela exercia. “Apesar de ter crescido vendo a minha mãe costurar, foi apenas na pandemia que busquei me aperfeiçoar. Vi vídeos na internet, fiz modelos de roupas para a família, amigos e vizinhos e assim começou uma nova profissão”, diz a costureira.

Sobre conciliar as duas profissões, Simone afirma que é preciso ter um planejamento e organização. “Nos dias que tem aula, não há costura! Busco me dedicar inteiramente aos meus alunos, seja preparando a aula ou tirando as dúvidas”, destaca Simone, professora e costureira no Jardim Lapena.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Danielle Lobato

Jornalista, sagitariana com ascendente em lanches. Mãe de pet, viajante e apaixonada pela vida. Correspondente de Itaim Paulista desde 2016.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE