APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Léu Britto/ Agência Mural

Por: Jacqueline Maria da Silva

Notícia

Publicado em 12.11.2023 | 10:57 | Alterado em 16.11.2023 | 12:05

Tempo de leitura: 2 min(s)

Se você mora ou já morou nas quebradas da Grande São Paulo, certamente o hip-hop já esteve presente no seu cotidiano, das mais variadas formas. Isso porque o movimento ganhou força e foi incentivado por diversos artistas da região, em especial das periferias, como uma forma de produzir arte crítica alinhada aos desafios da vida nas grandes cidades.

Por toda essa importância, neste domingo (12) é comemorado o Dia Mundial do Hip-Hop, um movimento que completa 50 anos de existência.

Vale dizer que o Movimento Hip-Hop vai muito além de um estilo de música ou dança. Ele é uma manifestação cultural das juventudes periféricas de diferentes países, que têm a proposta de provocar reflexões e ajudar a denunciar desigualdades.

O hip-hop é um movimento artístico que reúne quatro manifestações culturais principais: o Rap (ritmo e poesia); o Street Dance; o grafite; e os DJ’s e MC’s

<>
43987934870_6139b6900b_c

Hip Hop é um movimento cultural influenciado por manifestações artísticas de origem negra @Léu Britto/ Agência Mural

45080137034_b5fd9ec795_c

A música é umas das principais manifestações culturais do Hip Hop, com Rap, DJ’s e MC’s @Léu Britto/ Agência Mural

36480721813_6103bb24a1_c

Movimento que completa 50 anos de existência e resistência nas periferias de São Paulo e do mundo @Léu Britto/ Agência Mural

9802439076_da37aaed89_c

O Grafite, arte de rua contestadora, é parte da cultura Hip Hop

37103905026_c049943f61_c

Hip Hop convida a reflexões e denuncia desigualdades @Léu Britto/ Agência Mural

Como foi criado o Hip Hop?

O Hip Hop é um movimento cultural influenciado por uma diversidade de manifestações artísticas e estilos musicais, a maioria de origem negra e periférica, como funk, rock, blues e reggae.

Ele surgiu em 1970 em Nova York, mais precisamente no distrito do Bronx, um dos mais pobres e violentos da cidade.

O DJ jamaicano Clive Campbell é considerado o pai do movimento. Ele organizava festas nas ruas da cidade, nas quais fazia experimentações com vinis, isolando parte do instrumental do disco repetidas vezes. Essa experiência recebeu o nome de Break, considerado a base do Hip Hop.

Os jovens negros do Bronx tiveram grande importância para o movimento, como o DJ Afrika Bambaata que em 12 de novembro de 1974 fundou a organização não-governamental Zulu Nation, com o objetivo de combater a violênica urbana por meio da arte. Além de realizar festas, a ONG tentava atrair jovens para a cena do Hip Hop, por meio de reuniões e apresentações para gangues.

Uma das características mais marcantes do Hip Hop, que o ajudou a ganhar o mundo, é a possibilidade de improvisar letras com críticas sociais, dança e arte gráfica. Com todo essa personalidade, chegou no Brasil pouco tempo depois, em 1980, e São Paulo passou a ser considerado pelos integrantes do movimento como o “novo Bronx”.

Hip Hop no Brasil

São Paulo abraçou e incorporou o Hip Hop,com artistas remanescentes dos bailes black e do funk, como Nelson Triunfo e Funk Cia. As apresentações eram inicialmente em regiões centrais, como no cruzamento da Rua 24 de Maio com a Praça Dom José de Barros, no bairro da República, depois, na saída do metrô São Bento, também no centro da cidade.

Mas não deu outra: o movimento ganhou as periferias da cidade, justamente por ser uma arte acessível e de resistência. Dessas quebradas, eclodiram referências do rap nacional e internacional como Racionais Mc’s, Thaíde, Sabotage, Criolo, Emicida e Negra Li, além de consagrados artistas de Grafite, como Crânio e Kobra.

Em Diadema, na Grande São Paulo, está localizada a Casa de Cultura de Hip Hop mais antiga do país, com 24 anos de existência. De lá pra cá foram fundados diversos outros espaços com o objetivo de preservar e incentivar o movimento.

Acompanhe Casas de Hip Hop de São Paulo

1

Casa de Cultura Hip Hop Jaçanã

Endereço: Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, 4.180

2

Casa de Cultura Hip Hop Leste 

Endereço: Rua Sarah Kubitscheck, 165A

3

Casa do Hip Hop Perus 

Endereço: Rua Júlio Maciel, 520 – Vila Perus

4

Casa do Hip Hop Mauá

Endereço: R. David Boscariol, 92-112 – Jardim Rosina, Mauá

5

Casa de Hip Hop

Endereço: Rua 24 de Maio, 38 – Jd. Canhema

* Com informações da Fundação Palmares.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jacqueline Maria da Silva

Jornalista formada pela Uninove. Capricorniana raiz. Poetisa. Ama natureza e as pessoas. Adora passear. Quer mudar o mundo e tornar o planeta um lugar melhor por meio da comunicação. Correspondente de Cidade Ademar desde 2021. Em agosto de 2023, passou a fazer parte da Report For The World, programa desenvolvido pela The GroundTruth Project.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE