APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Evelyn Fagundes

Verificação

Publicado em 21.09.2022 | 16:46 | Alterado em 21.10.2022 | 11:53

Tempo de leitura: 2 min(s)
Esta verificação foi produzida em parceria com a Lupa e com apoio do WhatsApp WhatsApp_Logo_1

Circula em grupos de WhatsApp em Guarulhos, na Grande São Paulo, uma imagem de um monitor que transmite o telejornal Estúdio I, da Globo News, exibindo um trecho da Assembleia Geral da ONU.

Na cena, um dos integrantes do grupo sul-coreano BTS discursa com seus colegas, enquanto a legenda do programa aponta que a banda de K-Pop estaria pedindo para que os jovens votem em Bolsonaro. Confira a seguir a verificação:

73ª ASSEMBLEIA GERAL DA ONU

EM DISCURSO, GRUPO BTS PEDE PARA OS JOVENS VOTAREM EM BOLSONARO

Legenda divulgada em imagem que circula nos grupos de WhatsApp

A informação analisada pelo projeto Papo Reto no Zap é falsa. O líder da banda BTS, Kim Namjoon, cujo nome artístico é RM, não pediu votos para Bolsonaro em seu discurso na 73ª Assembleia da ONU, conferência que ocorreu entre 18 de setembro e 1º de outubro de 2018.

Em 24 de setembro daquele ano, o cantor discorreu sobre experiências pessoais de superação e estimulou os jovens a terem amor próprio, autoestima e esperança. Em nenhum momento mencionou Bolsonaro.

De acordo com o trecho original do programa publicado no site do G1, o letreiro inferior na tela é diferente do enunciado do conteúdo manipulado. A legenda verdadeira é: “Em discurso, grupo BTS pede para os jovens se aceitarem como são”.

O vídeo da fala de RM está disponível no canal oficial das Nações Unidas no YouTube e tem pouco mais de sete minutos. No início de sua apresentação, o cantor mencionou o projeto que seu grupo musical desenvolveu com a Unicef sobre o amor verdadeiro começar com o amor próprio.

“Não importa quem você é, de onde você vem… apenas fale por si mesmo. Encontre seu nome e encontre sua voz falando por si mesmo”, disse o líder do BTS no discurso.

A imagem do grupo de K-Pop já foi utilizada em fake news vinculadas a Bolsonaro anteriormente. Em 2021, também durante a Assembleia Geral da ONU, a Lupa desmentiu um post publicado no Facebook que afirmava que o discurso de Kim Namjoon elogiava o governo Bolsonaro.

Segundo a Lupa, durante a fala, o grupo incentivou a vacinação contra o coronavírus, falou sobre o poder dos jovens em transformar o mundo e também sobre mudanças climáticas.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Evelyn Fagundes

Jornalista em formação pela PUC-SP, instituição onde desenvolve sua pesquisa sobre as obras do Racionais MC's. Mãe de pet e planta, canceriana e apaixonada por música. Correspondente de Guarulhos, na Grande São Paulo, desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE