APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Editor da Agência Mural fala sobre jornalismo local no Congresso da Abraji

Image

Por Cíntia Gomes | 02.07.2018

Publicado em 02.07.2018 | 18:26 | Alterado em 22.11.2021 | 16:43

Tempo de leitura: 2 min(s)

O Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado de 28 a 30 de junho, teve como tema principal “A importância da colaboração para o futuro do jornalismo no Brasil e no mundo”. A 13ª edição contou com a participação da Agência Mural no painel “Mostre e conte: a nova geração de jornalistas” e na roda de conversa “Os desafios do jornalismo local”.

No segundo dia do Congresso, Paloma Vasconcelos, correspondente da Vila Nova Cachoeirinha, participou do painel “Mostre e Conte”. Ela detalhou como produziu o livro “Transresistência: Histórias de Pessoas Trans no Mercado Formal de Trabalho”.

O livro trata da busca de transexuais por emprego a partir de dados e da trajetória de pessoas trans que conseguiram um trabalho. Neste painel participaram mais 16 recém-formados em jornalismo que também falaram sobre os trabalhos de conclusão de curso.

“A mensagem que ficou é do quanto o jornalismo tem que olhar para essas pessoas de forma sensível. Eu li muitas reportagens e normalmente não tinha uma sensibilidade de ouvir aquela pessoa e a história dela”, contou Vasconcelos.

E para abordar sobre o jornalismo local, o editor-chefe da Agência Mural, Paulo Talarico, falou sobre reportagens produzidas e explicou como funciona a cobertura e a rede de correspondentes.

Durante o bate-papo, o editor do The Intercept Brasil, Alexandre de Santi, perguntou como funciona a rede de colaboradores e disse que se impressionou com o número de jornalistas da Agência Mural.

Talarico explicou que há um contato constante com os correspondentes sobre o que está acontecendo nas regiões diariamente e um encontro presencial uma vez por mês.

“Os repórteres são correspondentes locais, uma característica da Mural, pois é ele quem sabe da realidade que vive. Há mais contato com os moradores e o que acontece ao seu redor. Nossa missão é desconstruir estereótipos e fazer com que as vozes das periferias cheguem na grande imprensa”, declara o editor.

Na mesma roda mediada pela jornalista Angela Pimenta, do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), estiveram Lilia Camargo, da TV Rio Branco, filial do SBT no Acre, e jornalista do site Ac24hs, e João Henrique da Silva, da página ‘Caruaru no Face’.

Ambos falaram do preconceito por não serem jornalistas de formação e da credibilidade e confiança que conquistaram da população local por meio da apuração e conteúdo nas redes sociais.

“A principal dificuldade é o acesso à informação das prefeituras, governo, secretaria de segurança. Outra dificuldade é ser mulher, ser da rede social independente, morar numa cidade com 10 mil habitantes em que a grande parte dos adolescentes são das facções criminosas. Tem que ter muito pulso para trabalhar, coragem para ir na rua, ser ameaçada e mesmo assim continuar”, pontua Lilia.

Para encerrar o Congresso, Stephen Engelberg, editor-chefe da ProPublica, uma agência de jornalismo investigativo dos Estados Unidos, foi o entrevistado da mesa “A colaboração é o futuro do jornalismo”, mediada pelos jornalistas Guilherme Amado, de ‘O Globo’, e Rosental Calmon Alves, do Knight Center.

Outros jornalistas da Agência Mural participaram do Congresso: Cíntia Gomes (Jd. Ângela) e Priscila Pacheco (Grajaú), Jéssica Moreira (Perus), Jessica Bernardo (Grajaú), João Paulo Brito (Cachoeirinha), Julia Reis (Taboão da Serra) e Wallace Leray (Grajaú).

receba o melhor da mural no seu e-mail

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE