APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Editora da Mural participa de workshop sobre jornalismo de soluções na Colômbia

Image

Por: Cíntia Gomes

Notícia

Publicado em 27.05.2019 | 16:55 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

De 20 a 24 de maio, foi realizado em Cartagena, na Colômbia, o workshop de jornalismo de soluções que contou com a participação da editora-adjunta da Agência Mural, Priscila Pacheco.

Organizado pela Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI, em espanhol) e a Solutions Journalism Network (SJN), com o apoio da Fundação Tinker, foram selecionados 16 jornalistas de países como o Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Guatemala, México, Paraguai, Nicarágua, Uruguai e Venezuela. Além do workshop, todos foram contemplados com as despesas da viagem, hospedagem e refeições.

Image

Participantes do workshop de jornalismo de soluções (Divulgação)

Durante o encontro os participantes exploraram diferentes métodos de reportar e pesquisar soluções, estratégias para selecionar tópicos de alto impacto, desenvolver hipóteses jornalísticas, identificar públicos-alvo, táticas narrativas e publicar o produto final.

O workshop foi ministrado pela argentina Liza Gross, ex-diretora do jornal Miami Herald. Ela tem experiência na transição do modelo tradicional para o multimídia no jornalismo. Foi diretora executiva da Fundação Internacional Women’s Media, que atua com jornalistas que trabalham em área de conflitos. E também contou com a colaboração de Gregory Scruggs, jornalista estadunidense que também faz parte da Rede de Jornalismo de Soluções.

“Jornalismo de Soluções não é um simples baú de notícias ou a fórmula mágica para a resolução de problemas, mas mostra que a nossa produção não deve ser guiada só por tragédias e problemas”, explica Priscila.

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.