APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Editora da Mural participa de workshop sobre jornalismo de soluções na Colômbia

Image

Notícia

Por: Cíntia Gomes

Publicado em 27.05.2019 | 16:55 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 1 minuto

De 20 a 24 de maio, foi realizado em Cartagena, na Colômbia, o workshop de jornalismo de soluções que contou com a participação da editora-adjunta da Agência Mural, Priscila Pacheco.

Organizado pela Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI, em espanhol) e a Solutions Journalism Network (SJN), com o apoio da Fundação Tinker, foram selecionados 16 jornalistas de países como o Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Guatemala, México, Paraguai, Nicarágua, Uruguai e Venezuela. Além do workshop, todos foram contemplados com as despesas da viagem, hospedagem e refeições.

Image

Participantes do workshop de jornalismo de soluções (Divulgação)

Durante o encontro os participantes exploraram diferentes métodos de reportar e pesquisar soluções, estratégias para selecionar tópicos de alto impacto, desenvolver hipóteses jornalísticas, identificar públicos-alvo, táticas narrativas e publicar o produto final.

O workshop foi ministrado pela argentina Liza Gross, ex-diretora do jornal Miami Herald. Ela tem experiência na transição do modelo tradicional para o multimídia no jornalismo. Foi diretora executiva da Fundação Internacional Women’s Media, que atua com jornalistas que trabalham em área de conflitos. E também contou com a colaboração de Gregory Scruggs, jornalista estadunidense que também faz parte da Rede de Jornalismo de Soluções.

“Jornalismo de Soluções não é um simples baú de notícias ou a fórmula mágica para a resolução de problemas, mas mostra que a nossa produção não deve ser guiada só por tragédias e problemas”, explica Priscila.

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

Faça com que essa história chegue para mais pessoas.

Republique o nosso conteúdo gratuitamente.

Regras:

Os títulos podem ser modificados desde que não mude o contexto;

Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes;

Todas as republicações devem dar crédito para a Agência Mural e também os créditos dos profissionais envolvidos em sua produção, conforme aparece na publicação original;

As fotografias e outras imagens/artes podem ser republicadas com os devidos créditos;

Os vídeos republicados não devem passar por nenhum tipo de edição, devem conter os créditos da Agência Mural; para transmissão na TV, é preciso enviar um pedido para contato@agenciamural.org.br.

Reportagens publicadas no site www.agenciamural.org.br não podem ser revendidas.

Se possível, os materiais republicados devem mencionar o perfil da Mural nas redes sociais.

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.