APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Magno Borges/ Agência Mural

Por: Redação

Opinião

Publicado em 17.10.2023 | 14:16 | Alterado em 17.10.2023 | 14:16

Tempo de leitura: 2 min(s)

Começou a contagem regressiva. Faltam pouco menos de um ano para que a gente se dirija a uma zona eleitoral e escolha prefeito e vereador de nossas cidades.

Para nós que estamos nas periferias, trata-se de um momento ainda mais essencial.Nesse período, vamos iniciar um diálogo amplo com quem está começando a vida política: os jovens das periferias.

Muitos deles vão votar pela primeira vez em 2024, mas há anos sentem na pele os efeitos das escolhas anteriores, seja no posto de saúde, na espera do busão, na busca por um emprego ou nas aulas vagas das escolas municipais.

É o futuro e os sonhos dessa parcela tão importante da população que estão em jogo. E mais: é a possibilidade de reduzirmos o grotesco abismo social do nosso país.

Frente a um desafio tão grande, começamos a cobertura das eleições 2024 pela Agência Mural.

Estaremos juntos dando apoio a cada passo dessas decisões, mostrando como a participação política é possível tanto dentro quanto fora de parlamentos, e como essa ação pulsa nos nossos territórios. Além disso, vamos destacar os obstáculos que ainda impedem que a gente desenrole melhor e tenha nossos direitos respeitados.

Nesta semana, por exemplo, revelamos como a política tradicional está distante dos jovens. Apenas 1% dos filiados a partidos políticos na cidade de São Paulo tem até 24 anos. Isso reduz ainda mais as chances de renovar as Câmaras Municipais, dado que é obrigatório filiar-se a um partido para concorrer.

Esse é um exemplo de discussão que precisa ser feita na sociedade para garantir mais diversidade no cenário político. 

Estaremos atentos para ouvir e com a missão de abrir cada vez mais o diálogo com você, jovem das periferias, que é rotulado como “futuro”, mas que muitas vezes é esquecido no presente.

Hoje e sempre, reafirmamos nosso compromisso com as juventudes periféricas, com a redução das desigualdades e com o fortalecimento da democracia.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE