Em eleição fora de época, Cajamar elege Danilo Joan novo prefeito

O empresário Danilo Joan (PSD) será o novo prefeito de Cajamar, na Grande São Paulo. Ele venceu neste domingo (17) a eleição suplementar com 48% dos votos válidos e ficou à frente do vereador Eurico Missé (DEM), 25%, e do ex-prefeito Messias (PSDB), com 13%.

O município não tem segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores. Ao todo, 39 mil moradores foram às urnas e houve abstenção de 28% – 17 mil.

Receba nossa newsletter!

A votação fora de época foi convocada após a cidade ficar sem prefeito e por conta de uma crise política que levou o município a 13 trocas de prefeitos nos últimos seis anos. Danilo será o 14º e terá menos de dois anos de mandato.

O prefeito eleito foi o segundo colocado da eleição de 2016, quando foi superado por Paula Ribas (PSB). A prefeita e a vice foram cassadas no ano passado.

“Vocês acabaram de romper um ciclo da velha política que roubou o sonho do cidadão cajamarense”, discursou em cima de um trio elétrico após a apuração. Com a coligação “Por uma nova Cajamar”, Joan passou a campanha com o mote contra a “velha política”. “Vamos andar nessa cidade de cabeça erguida. Nunca ninguém vai falar que Danilo Joan se meteu em algum tipo de corrupção”.

Danilo Joan em campanha pela cidade; pessedista recebeu 18 mil votos (Divulgação)

Joan é empresário do ramo de terraplenagem e resíduos da construção civil. Terá como desafio retomar a credibilidade do poder público na cidade e melhorar os serviços de saúde e de transporte, apontados como principais problemas por moradores.

Desde a saída da prefeita, a cidade tem sido governada interinamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores. Em dezembro, Saulo Rodrigues (PSD) assumiu o posto, que antes foi ocupado por Eurico Missé.

RESULTADO ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE CAJAMAR

Danilo Joan (PSD): 18.911 votos (48,17%)
Eurico Missé (DEM): 9.924 votos (25,28%)
Messias (PSDB): 5.286 (13,46%)
Francisco Thainan (PSOL): 1.827 (4,65%)
Vaguinho Cajamar (PSL): 1.407 (3,58%)
Alexandre Lima (Patri): 985 (2,51%)
Shima Gás (PSC): 922 (2,35%)

Brancos: 1.766 (3,99%), Nulos: 3.252 (7,34%). Abstenção: 17.342.

Veja como apoiar o jornalismo das periferias

Voto secreto ainda existe em Câmaras da Grande SP

Paulo Talarico

Editor-chefe de jornalismo e correspondente de Osasco desde 2011. Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, tem pós-graduação em jornalismo esportivo e curso técnico de locução para rádio e TV. Atualmente, estuda História na Universidade de São Paulo. Gosta de café, Osasco, livros, futebol e cinema.

Osasco

Comentários