APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Democratize-se!

Em Guarulhos, ação apoia moradores de rua com informações e produtos de higiene durante pandemia

Desde 2015, grupo fazia Hamburgada do Bem na cidade e montou uma ação por conta da Covid-19; trabalho também é feito em São Paulo

Image

Tácio Watanabe

Por: Jéssica Souza

Notícia

Publicado em 13.04.2020 | 11:03 | Alterado em 27.02.2024 | 16:22

Tempo de leitura: 2 min(s)
Image

Moradores atuam com Hamburgada do Bem e criaram centro de informação e higiene @Tácio Watanabe

Falta de informação. Foram essas palavras que despertaram o olhar para que voluntários criassem dois núcleos de prevenção da Covid-19 para moradores de rua em Guarulhos e em São Paulo. 

Os núcleos vão funcionar com três frentes pelos próximos 15 dias, com possibilidade de prorrogação, sendo: informação, conscientização e higienização. 

A ação foi criada por moradores de Guarulhos que realizam desde 2015 a Hamburgada do Bem no município.

“Nós fomos para a rua e percebemos que eles [os moradores] não tinham noção no que estava acontecendo. Por isso, a necessidade de manter todos informados e a criação dos núcleos”, diz Tácio Watanabe, 32, fundador da Hamburgada.

A tenda possui pias com água e produtos de higiene. Também é feita uma triagem básica por meio do aplicativo do SUS (Sistema Único de Saúde), medição de temperatura e uma televisão com dicas de prevenção e notícias relacionadas a pandemia para a população que não possui acesso a essas informações. 

“A triagem está sendo realizada por profissionais voluntários da área da saúde. Na linha de frente da ação temos 90 voluntários de 500 inscritos para ajudar”, explica Tácio.

VEJA TAMBÉM:
Conheça 7 ações realizadas nas periferias que buscam apoio

A Hamburgada do Bem surgiu em 2015 como um dia focado na recreação de crianças da cidade. Eles também realizam a Hamburgada na Rua, que oferece atendimento médico, odontológico e veterinário para os moradores de rua e os animais de estimação.

Com doações, os dois eventos possuem a distribuição gratuita de hambúrgueres para os voluntários e participantes. 

Aproximadamente 400 voluntários doaram para edições previstas para o mês de março. Com a pandemia do coronavírus, eles reverteram as contribuições para criar os núcleos.

O investimento para colocar cada núcleo na rua chega numa média de R$ 10 mil. As localizações são na Praça Getúlio Vargas, em Guarulhos, com aproximadamente 200 atendimentos por dia, e em São Paulo no Largo São Francisco, com mil atendimentos.

Image

Grupo montou pias para higienização @Tácio Watanabe/Divulgação

Os núcleos foram para as ruas na semana passada e para manter o distanciamento recomendado pelos profissionais da saúde, existe uma fila organizada para o atendimento.

“Esse projeto vai além da identificação dos sintomas do coronavírus, ele reflete o quão importante é manter as pessoas informadas para conseguir oferecer a elas a prevenção mínima para os riscos”, diz o bombeiro Hugo Maximo, 22, um dos voluntários.

Além dos núcleos, os voluntários pensam em atuar em mais duas frentes, como a entrega de kits de higiene para pessoas consideradas como grupo de risco nas periferias e a “adoção” de aproximadamente 100 famílias para auxiliar com uma bolsa-auxílio, medicamentos e cesta básica.

Image

Trabalho começou na semana passada @Divulgação

CORONAVÍRUS EM GUARULHOS

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde nesta quinta-feira (9), o número de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) subiu 2.269 em Guarulhos. 

Destes, 107 foram confirmados. A cidade também já tem 12 mortes causadas pela doença confirmadas e outras 48 óbitos em investigação.  

A prefeitura tem mantido as medidas de isolamento social nos últimos dias. Os atendimentos para coronavírus estão sendo direcionados para o Centro de Combate ao Coronavírus, próximo ao Hospital Geral de Guarulhos, ao lado do Clube Cecap, na avenida Odair Santaneli, 101.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Jéssica Souza

Jornalista, santista, cofundadora e correspondente de Guarulhos desde 2013. Trabalha com criação de conteúdo para redes sociais, amante da fotografia e viciada em chocolate.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE