APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Em Quarentena: ouça o podcast do 32xSP e da Agência Mural sobre a pandemia

Todas as quartas-feiras o post será atualizado com novos episódios e informações sobre a administração da cidade de São Paulo e das 32 subprefeituras

Image

Por: Redação

Publicado em 04.09.2020 | 21:20 | Alterado em 04.09.2020 | 21:20

Tempo de leitura: 4 min(s)

O Em Quarentena é o podcast criado pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias no começo da pandemia para informar, trazer histórias e relatos sobre as periferias durante a crise do coronavírus.

Para a segunda temporada do podcast, o 32xSP passa a ter um espaço todas às quartas-feiras, com dicas de serviços e informações sobre a administração da cidade de São Paulo e das 32 subprefeituras.

Ouça abaixo os episódios já lançados
Disponíveis no Spotify, YouTubeGoogle Podcasts e Apple Podcasts

Episódio 1 – Como estão funcionando os atendimento de serviços em SP
Depois de um período fechadas por causa da pandemia, as praças de atendimento das 32 subprefeituras de São Paulo voltaram a funcionar. Mas agora existem algumas restrições.

Episódio 2 – Como funcionam os conselhos participativos durante a pandemia
Os conselhos participativos são como olhos da população nas subprefeituras, a ponte entre os moradores e a gestão municipal. Durante a pandemia, a dinâmica das reuniões precisou mudar, o que tem gerado alguns problemas em regiões como Parelheiros, no extremo sul de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:
Em Parelheiros, conselheiros relatam dificuldades para exercer mandato

Episódio 3 – Sapopemba é um dos distritos com mais óbitos por Covid-19
Sapopemba é o distrito mais populoso da zona leste. Infelizmente o local vêm chamando atenção pelo alto número de óbitos por Covid-19. Conversamos com um morador que nos contou o que vem rolando por lá.

LEIA TAMBÉM:
“As pessoas acham que a quarentena é um jogo político”, diz moradora de Sapopemba

Episódio 4 – Quem são os ex-subprefeitos que concorrem às eleições?
Levantamento feito pelo 32xSP mostra que ao menos 10 ex-subprefeitos de São Paulo são pré-candidatos a vereador ou prefeito nas eleições municipais de 2020.

LEIA TAMBÉM:
Ao menos 10 ex-subprefeitos de São Paulo concorrem às eleições municipais

Episódio 5 – Por que as redes sociais da prefeitura sumiram?
Recentemente as redes sociais da Prefeitura de São Paulo e das 32 subprefeituras saíram do ar, assim como a aba “notícias” no site. Fomos entender o motivo e dar dicas de como se manter informado sobre o que está acontecendo na administração pública da cidade durante o período eleitoral.

LEIA TAMBÉM:
Prefeitura pausa atualização dos canais de notícias; veja como buscar informações

Episódio 6 – São Paulo desigual
São Paulo é uma das cidades mais ricas do Brasil. Porém, extremamente desigual. Hoje comentamos este assunto e vamos falar do quadro “Giro pelas 32”, parceria do 32xSP com a rádio CBN, que trata justamente dessas desigualdades.

LEIA TAMBÉM:
32xSP e CBN lançam quadro ‘Giro pelas 32’ para retratar subprefeituras de São Paulo

Episódio 7 – Moradores falam sobre como é viver em Lajeado
Lajeado é um distrito do extremo leste da capital paulista e faz parte da subprefeitura de Guaianases. Fomos até lá bater um papo com os moradores para entender quais são as principais reivindicações e os pontos positivos da região.

LEIA TAMBÉM:
Guaianases tem diversidade e cultura pujantes, mas falta acessibilidade

Episódio 8 – A desigualdade social no Butantã
Vamos até a zona oeste de São Paulo conversar com moradoras das periferias do Butantã, uma subprefeitura com muitos contrastes sociais.

LEIA TAMBÉM:
Na zona oeste, subprefeitura do Butantã é marcada por desigualdades

Episódio 9 – Você conhece Pirituba City?
Localizado na zona noroeste de São Paulo, Pirituba é um distrito que abriga mais de 167 mil moradores. A gente foi até lá conversar com alguns deles e entender o que anda pegando na região.

LEIA TAMBÉM:
Pirituba/Jaraguá convive com desigualdades sociais e falta de espaços culturais

Episódio 10 – Na Lapa, moradores cobram abertura total do Hospital Sorocabana
O Hospital Central Sorocabana, um dos mais importantes da região da Lapa, está fechado desde 2010. Durante a pandemia, leitos para atendimento exclusivo a pacientes com a Covid-19 foram instalados, mas moradores cobram a reabertura completa do equipamento.

LEIA TAMBÉM:
População da Lapa cobra reabertura do Hospital Sorocabana

Episódio 11 – Conheça a subprefeitura do M’boi Mirim
Hoje vamos até a zona sul da cidade para conhecer um pouco mais sobre a subprefeitura do M’boi Mirim. Conversamos com moradores sobre os principais problemas e também trazemos dicas de cultura na região.

LEIA TAMBÉM:
Marcada por lutas populares, M’Boi Mirim ainda sofre com falta de segurança

Episódio 12 – Em Heliópolis, moradores contam como é viver na maior favela de São Paulo
Fomos até o distrito do Sacomã, na zona sul, conversar com moradores da Cidade Nova Heliópolis sobre os desafios enfrentados na maior favela de São Paulo. Por lá vivem cerca de 200 mil pessoas, em um milhão de metros quadrados, o que é mais gente do que a população de algumas cidades, como Poá, na Grande São Paulo.

LEIA TAMBÉM:
Moradores da Subprefeitura do Ipiranga sofrem com a falta de vagas de trabalho

Episódio 13 – Conheça a Cidade Ademar
Durante o nosso giro pelas subprefeituras e distritos de São Paulo, desembarcamos lá em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo. Moradores contam como é viver por lá.

LEIA TAMBÉM:
Moradores de Cidade Ademar e Pedreira dizem que região é ‘escondida do mundo’

Episódio 14 – Um giro pelas subprefeituras de São Paulo
Na semana de despedida da segunda temporada do “Em Quarentena”, fizemos um episódio especial para relembrar os melhores momentos do 32xSP nos últimos meses. O “Em Quarentena” é o podcast que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou durante a pandemia para trazer informações úteis para te ajudar a se virar em meio a esse caos.

Apresentação: Eduardo Silva
Produção: Ana Beatriz Felicio
Edição: Vagner de Alencar
Edição de áudio: Juliana Santana

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE