Equipe da Agência participa de oficina sobre a Lei de Acesso à Informação

No último sábado (5), os muralistas participaram de uma oficina com a jornalista e gerente-executiva da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Marina Atoji, sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). O espaço foi uma oportunidade para tirar dúvidas e obter maiores esclarecimentos sobre a lei.

Em vigor desde 2012, a LAI (Lei nº 12.527/2011) tem como objetivo regulamentar o direito constitucional ao acesso à informação. Por meio dela, qualquer cidadão pode solicitar informações públicas de órgãos e entidades não acessíveis, como os gastos das instituições. Essa lei vale para as três esferas de governo (federal, estadual e municipal), além dos Tribunais de Conta, do Ministério Público e entidades privadas sem fins lucrativos.

Receba nossa newsletter!

Marina explicou como funciona todo o processo para fazer o pedido de informação, deu exemplos de casos bem sucedidos no jornalismo brasileiro e ressaltou a importância de se utilizar a lei, mesmo que seja para obter dados para situações mais simples, do cotidiano da população. “Fazer reportagens sobre a LAI também ajuda muito a divulga-la”, afirmou se referindo aos jornalistas.

Outras oficinas

Ao longo do primeiro semestre, outros profissionais da comunicação também deram oficinas para a equipe da Agência Mural. Em fevereiro, o jornalista Gustavo Faleiros, do site InfoAmazonia.org, mostrou como trabalhar com temas ambientais no jornalismo. No mês seguinte, Juliana Doretto abordou a temática da infância e adolescência nos veículos de comunicação. Já em abril, Keila Guimarães ensinou a trabalhar com dados em mídias sociais, desde a obtenção até a publicação deles.

Comentários