APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Equipe da Agência participa de oficina sobre a Lei de Acesso à Informação

Image

Por:

Publicado em 05.06.2016 | 18:59 | Alterado em 22.11.2021 | 16:43

Tempo de leitura: 1 minuto

No último sábado (5), os muralistas participaram de uma oficina com a jornalista e gerente-executiva da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Marina Atoji, sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). O espaço foi uma oportunidade para tirar dúvidas e obter maiores esclarecimentos sobre a lei.

Em vigor desde 2012, a LAI (Lei nº 12.527/2011) tem como objetivo regulamentar o direito constitucional ao acesso à informação. Por meio dela, qualquer cidadão pode solicitar informações públicas de órgãos e entidades não acessíveis, como os gastos das instituições. Essa lei vale para as três esferas de governo (federal, estadual e municipal), além dos Tribunais de Conta, do Ministério Público e entidades privadas sem fins lucrativos.

Marina explicou como funciona todo o processo para fazer o pedido de informação, deu exemplos de casos bem sucedidos no jornalismo brasileiro e ressaltou a importância de se utilizar a lei, mesmo que seja para obter dados para situações mais simples, do cotidiano da população. “Fazer reportagens sobre a LAI também ajuda muito a divulga-la”, afirmou se referindo aos jornalistas.

Outras oficinas

Ao longo do primeiro semestre, outros profissionais da comunicação também deram oficinas para a equipe da Agência Mural. Em fevereiro, o jornalista Gustavo Faleiros, do site InfoAmazonia.org, mostrou como trabalhar com temas ambientais no jornalismo. No mês seguinte, Juliana Doretto abordou a temática da infância e adolescência nos veículos de comunicação. Já em abril, Keila Guimarães ensinou a trabalhar com dados em mídias sociais, desde a obtenção até a publicação deles.

Republique

Faça com que essa história chegue para mais pessoas.

Republique o nosso conteúdo gratuitamente.

Regras:

Os títulos podem ser modificados desde que não mude o contexto;

Os textos devem ser publicados como estão na versão original, sem edição ou cortes;

Todas as republicações devem dar crédito para a Agência Mural e também os créditos dos profissionais envolvidos em sua produção, conforme aparece na publicação original;

As fotografias e outras imagens/artes podem ser republicadas com os devidos créditos;

Os vídeos republicados não devem passar por nenhum tipo de edição, devem conter os créditos da Agência Mural; para transmissão na TV, é preciso enviar um pedido para contato@agenciamural.org.br.

Reportagens publicadas no site www.agenciamural.org.br não podem ser revendidas.

Se possível, os materiais republicados devem mencionar o perfil da Mural nas redes sociais.

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.