APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Especial: pontos de ônibus em Taipas ainda são identificados com postes de madeira

Um desses pontos, inclusive, é um dos mais movimentados da região e é conhecido como “ponto da Reginela”.

Image

Por: Redação

Publicado em 19.08.2016 | 16:00 | Alterado em 19.08.2016 | 16:00

Tempo de leitura: 2 min(s)

Longe da modernização dos novos pontos de ônibus espalhados pela capital, com adesivos que detalham a circulação de linhas, incluindo QR-codes – código para obter informações online –, a maioria dos pontos de ônibus em Taipas, região norte da capital, passaria despercebida por usuários.

Muitos pontos ainda são simples postes de madeira e não contam com cobertura aos passageiros. Um deles, inclusive, é um dos mais movimentados da região, conhecido como “ponto da Reginela”. O nome se refere a uma antiga padaria localizada na Estrada de Taipas, via de muito tráfego e acesso a importantes vias como avenida Raimundo Pereira de Magalhães e ao Rodoanel.

O outro sentido da via até conta com o novo ponto, com cobertura e assento. Porém, não há adesivos com identificação das linhas, tampouco QR-code. No lugar, há marcas de vandalismo e muitos anúncios colados no ponto, como venda de imóveis e planos de saúde.

Confira todas as reportagens do Especial Pontos de Ônibus

A reportagem do 32xSP percorreu (de transporte público) toda a extensão da subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, para identificar os pontos de ônibus com o novo adesivo instalado pela Prefeitura. O diagnóstico foi o mesmo encontrado no ponto inicial: ora postes de madeira, ora pontos cobertos (com estrutura metálica e cobertura de vidro). Porém nenhum deles com os novos adesivos de identificação.

As exceções

As únicas exceções foram dois pontos de ônibus na avenida Raimundo Pereira da Magalhães, ambos próximos ao novo Cantareira Norte Shopping. O primeiro deles está localizado exatamente no bairro Parada de Taipas. Contudo, o informativo de linhas estava rasgado nos cantos, justamente onde fica impresso o QR-code.

O mesmo problema ocorre com o outro ponto onde foi encontrado o adesivo, na altura do número 9000, da mesma avenida. O local é próximo a um conjunto habitacional do Estado, o CDHU, e o adesivo também estava rasgado nas laterais.

Rasgados ou não, os informativos pareciam não fazer diferença na rotina de quem mora no bairro. Perguntado sobre a nova ferramenta, o vendedor Márcio Maria da Silva, 27, diz só ter recorrido a ferramentas de itinerário online quando se perdeu em outro bairro. “Como a gente mora aqui, a gente sabe quais linhas passam aqui e nas ruas do entorno”, explica.

Caso algum usuário de transporte público queira saber sobre itinerários em Taipas, Silva recomenda “se informar com alguém que more aqui no bairro”. Em outras palavras, o bom e velho “boca a boca”.

*Foto: Jessica Costa

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE