Ex-muralista e repórter da BBC realiza oficina de pauta para correspondentes da Mural

Sábado (21), foi realizada na Casa Mural uma oficina de pauta com o ex-muralista Leandro Machado, atual repórter da BBC Brasil.

Durante o encontro, 17 correspondentes conversaram sobre como formular uma pauta, as dificuldades na apuração e produção de uma reportagem. Receberam dicas tais como: “ao pensar em uma pauta, pense no título que ela pode ter. Se o título for bom, é uma pauta válida e certamente vai atrair a atenção do editor”, disse Machado.

Receba nossa newsletter!

Leandro Machado passou dicas de como elaborar uma pauta Jéssica Souza)

O correspondente de Suzano, Grande São Paulo, Renan Omura, conta que Machado mostrou de forma bem prática como vender uma pauta que em poucas horas pegou várias dicas de como fazer uma boa pré-apuração, encontrar bons personagens e dados, antes mesmo de sugerir a pauta.

“Isso é muito bom, porque não aprendi em curso nenhum. Nas faculdades, muito se fala em valor da notícia e essas coisas mais teóricas, mas não ensinam como convencer o editor”, comenta Omura.

Leandro Machado foi correspondente de Ferraz de Vasconcelos, Grande São Paulo, e editor na Agência Mural de 2010 a 2015. Também trabalhou como repórter na Folha de S. Paulo. Ele contou como foi conversar com os muralistas.

“Foi uma ótima experiência encontrar novos muralistas, todos interessados em fazer matérias sobre seus bairros e melhorar a cobertura da imprensa sobre as periferias da Grande São Paulo. Espero ter contribuído um pouco para esse objetivo”, diz. 

Correspondentes da Mural durante oficina de pauta (Jéssica Souza)

Segundo Danielle Lobato, correspondente do Itaim Paulista, zona leste, o que mais gostou foi pensar mais sobre os caminhos para a abordagem de uma pauta.

“Uma reportagem técnica, por exemplo, política, pode se levada para o lado mais humano da história. Gostei de vários pontos, mas esse lado de humanizar a pauta me chamou a atenção, porque é algo que eu gosto e me identifico”, conclui. 

Cíntia Gomes

Jornalista, cofundadora, editora de comunicação organizacional e correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Casada, é filha de uma mineira e um capixaba, irmã de um carioca e uma paulistana. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama dançar e comer doces.

Jardim Ângela, São Paulo

Comentários