APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Ex-muralista e repórter da BBC realiza oficina de pauta para correspondentes da Mural

Image

Por: Cíntia Gomes

Notícia

Publicado em 23.09.2019 | 15:48 | Alterado em 22.11.2021 | 16:42

Tempo de leitura: 2 min(s)

Sábado (21), foi realizada na Casa Mural uma oficina de pauta com o ex-muralista Leandro Machado, atual repórter da BBC Brasil.

Durante o encontro, 17 correspondentes conversaram sobre como formular uma pauta, as dificuldades na apuração e produção de uma reportagem. Receberam dicas tais como: “ao pensar em uma pauta, pense no título que ela pode ter. Se o título for bom, é uma pauta válida e certamente vai atrair a atenção do editor”, disse Machado.

Image

Leandro Machado passou dicas de como elaborar uma pauta Jéssica Souza)

O correspondente de Suzano, Grande São Paulo, Renan Omura, conta que Machado mostrou de forma bem prática como vender uma pauta que em poucas horas pegou várias dicas de como fazer uma boa pré-apuração, encontrar bons personagens e dados, antes mesmo de sugerir a pauta.

“Isso é muito bom, porque não aprendi em curso nenhum. Nas faculdades, muito se fala em valor da notícia e essas coisas mais teóricas, mas não ensinam como convencer o editor”, comenta Omura.

Leandro Machado foi correspondente de Ferraz de Vasconcelos, Grande São Paulo, e editor na Agência Mural de 2010 a 2015. Também trabalhou como repórter na Folha de S. Paulo. Ele contou como foi conversar com os muralistas.

“Foi uma ótima experiência encontrar novos muralistas, todos interessados em fazer matérias sobre seus bairros e melhorar a cobertura da imprensa sobre as periferias da Grande São Paulo. Espero ter contribuído um pouco para esse objetivo”, diz. 

Image

Correspondentes da Mural durante oficina de pauta (Jéssica Souza)

Segundo Danielle Lobato, correspondente do Itaim Paulista, zona leste, o que mais gostou foi pensar mais sobre os caminhos para a abordagem de uma pauta.

“Uma reportagem técnica, por exemplo, política, pode se levada para o lado mais humano da história. Gostei de vários pontos, mas esse lado de humanizar a pauta me chamou a atenção, porque é algo que eu gosto e me identifico”, conclui. 

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cíntia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Como boa escorpiana, é desconfiada, decidida e curiosa. Ama o mar, livros, dançar, ver filmes, comer doces e pipoca.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE