• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

#Falso – Empresa que forneceu urnas para Venezuela não vendeu aparelhos para o BR; ouça o podcast

No Projeto Comprova, Agência Mural investigou um post que sugeria que a Smartmatic forneceria urnas para o Brasil e que poderia comprometer a lisura do processo eleitoral brasileiro

Neste episódio o “Em Quarentena” compartilhou mais uma verificação da Agência Mural feita em parceria com outros veículos de comunicação no Projeto Comprova. A iniciativa tem como objetivo combater a desinformação, ou seja, as notícias falsas.

Desta vez foi verificado um post compartilhado nas redes sociais que sugeria que as eleições no Brasil poderiam ser fraudadas por uma empresa que, no passado, forneceu urnas para a Venezuela.

A empresa em questão é a Smartmatic, que vendeu urnas para a Venezuela e teve o resultado das eleições colocados em dúvida. 

A repórter da Agência Mural, Ana Beatriz Felício, falou um pouco mais sobre a empresa. 

“A Smartmatic, que tem sede no Reino Unido, foi a responsável por fornecer urnas eletrônicas para as eleições venezuelanas e teve a credibilidade colocada em dúvida depois de uma suposta entrevista concedida pelo presidente da Suprema Corte da Venezuela no exílio”. (ouça a partir de 01:10

Felício também explicou o que isso tem a ver com o Brasil e com as urnas utilizadas nas eleições brasileiras. 

“Acontece que o conteúdo que viralizou sugeria que as urnas brasileiras eram da Smartmatic e que por isso havia risco de fraude nas eleições. Porém, a Smartmatic nunca forneceu urnas para o Brasil. Ela já prestou serviços de conexão de dados de voz para as eleições brasileiras em 2012, 2014 e 2016. Mas urnas não! Então resumindo o conteúdo é falso!”. (a partir de 01:34

O podcast reforçou que as urnas eletrônicas brasileiras são seguras e têm uma série de medidas de confiabilidade que foram feitas e aprimoradas ao longo de 24 anos e são uma importante ferramenta dentro da nossa democracia.

Continue acessando o site da Agência Mural para se manter informado sobre novas verificações. 

E para saber mais detalhes sobre esta verificação e também entender essa briga eleitoral na Venezuela, acesse o texto da checagem completa feito com a colaboração da equipe da Agência Mural, clicando aqui

Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #61 – Segunda Temporada – #Falso – Empresa que forneceu urnas para Venezuela, não vendeu aparelhos para o BR.

Podcast Em Quarentena

Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias. 

O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.

Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários