Feira de livros da escola Orlando Mendes recebe Expo Mural

No sábado (15), a Agência Mural realizou a Expo Mural na Feira do livro da E. E. Prof. Orlando Mendes de Moraes, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. Durante a 5ª edição da feira, a correspondente do bairro, Cíntia Gomes, mostrou reportagens produzidas pela Mural sobre a região desde 2010.

O evento começou às 10h e foi até às 16h com troca de livros, saraus, exposições e apresentações musicais, produzidas pelos alunos e aberto ao público em geral. Além de salas temáticas que abordavam “preconceito e discriminação”, “setembro amarelo – prevenção ao suicídio”, “semana de arte moderna”, “bossa nova e MPB”, “literatura periférica”, entre outros.

Receba nossa newsletter!

Cíntia Gomes, correspondente do Jardim Ângela, cadastrando uma mãe que se interessou em receber as novidades da Agência Mural (Jéssica Silva/Agência Mural)

Acompanhada dos muralistas Jéssica Silva, correspondente de Mogi das Cruzes que fez a cobertura fotográfica do evento, Aline Venâncio, correspondente do Jardim Ângela, Cíntia pode conversar com pais, professores e estudantes que ficaram interessados em saber mais sobre o trabalho da Agência Mural desde o começo e também apresentar os canais como  Blog Mural, 32xSP e Rolê na Quebrada.

A aluna Kimberly dos Santos, 15, da 1ª série do ensino médio, contou como foi participar da feira e que  ajudou na montagem da sala temática sobre preconceito e discriminação.

“Existe muito preconceito sobre a roupa que vestimos, a cor da pele, a sexualidade, por isso decidimos fazer palestras sobre o assunto aqui na feira. É muito importante termos espaços assim na escola, para incentivar a gente a gostar de outros assuntos, de que aqui não é só para estudar, mas também discutir assuntos necessários e se divertir”, explica.

Crédito: Guilherme RodriguesDurante a V Feira do Livro da EE Orlando Mende, aconteceram diversas apresentações de dança, música e sarau (Jéssica Silva/Agência Mural)

A professora Nívea Macedo, 43, leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa no Ensino Fundamental e Médio do colégio, foi quem criou e coordena a Feira há cinco com a proposta de que os alunos continuem lendo, tenham contato com livros e que a família esteja junto, ajudando e acompanhando seus filhos.

“A Feira começou bem simples, queria apenas fazer a banca de troca de livros e exposições dos alunos, para as próprias famílias poderem ver as atividades dos seus filhos. Porém, esse ano foi a melhor, mais organizada e com mais participação dos alunos. Foi gratificante ver o envolvimento e compromisso deles em tudo”, comemora.

A Expo Mural é um projeto itinerante criada em 2014 para estabelecer vínculos entre muralistas e a comunidade das regiões que moram, durante feiras, saraus e outros eventos culturais em diferentes regiões da Grande São Paulo.

Crédito: Guilherme RodriguesEstudantes do ensino médio conferindo as reportagens produzidas sobre o bairro e sabendo mais sobre a Agência Mural (Jéssica Silva/Agência Mural)

 

Comentários