APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Redação

Notícia

Publicado em 19.02.2024 | 14:58 | Alterado em 19.02.2024 | 15:13

Tempo de leitura: 1 min(s)

Depois de lançar no final do ano o Desenrola Fies, programa de renegociação de dívidas para jovens que fizeram a faculdade por meio do modelo de Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Governo Federal lançou o Fies Social, uma versão do programa de financiamento de estudos voltado para pessoas com baixa renda.

O modelo já conhecido do Fies financia a formação de jovens em universidades privadas, em prestações a serem pagas após a formatura e entrada no mercado de trabalho. Mas o que muda com o novo Fies Social?

Entenda as mudanças

Segundo o Ministério da Educação, responsável pelo programa, o objetivo do Fies Social é facilitar o ingresso de pessoas de baixa renda ao ensino superior por meio da concessão de financiamentos estudantis, resgatando o papel social do programa.

Para isso, o novo Fies:

  • Tem como público prioritário estudantes com renda per capita de meio salário mínimo, inscritos no CADúnico. Pessoas nesse perfil poderão financiar até 100% dos encargos educacionais, incluindo custos adicionais, como taxas e impostos;
  • Reserva vagas para estudantes de baixa renda e também para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

O Ministério não especifica se as famílias beneficiadas com programas de transferência de renda, como Bolsa Família, terão algum benefício extra no Fies Social.

Com informações do Ministério da Educação.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE