Ícone do site Agência Mural

Fim de semana tem rolê: peça teatral sobre racismo, cinema grátis e mais

Por: Pietra Alcântara

No Rolê na Quebrada de hoje, temos sessão de cinema em homenagem ao mês das crianças, peça de teatro transmitida virtualmente, exposição, ciclo de palestras e outras atrações.

Os rolês presenciais voltaram de vez. É importante lembrar que apesar da vacinação ter avançado, os cuidados contra a contaminação seguem sendo exigidos: não dispensar o uso de máscara, higienizar as mãos sempre que possível e preferir locais arejados, sem aglomeração.

Para o rolê virtual, é só se conectar à internet e curtir a atração. Bora?

TEATRO

“Macaco”, é uma peça teatral apresentada pela Cia do Sal, que já fez parte do Festival de Teatro da Cia Heliópolis. Neste mês, o espetáculo terá apresentações nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro, sempre às 21h, no YouTube

O nome do espetáculo faz referência a uma forma de xingamento a pessoas pretas. Na peça, o racismo é abordado a partir do relato de um homem negro que busca respostas para o preconceito que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade. 

“Macaco”, peça teatral apresentada pela Cia do Sal @Noélia Nájera/Divulgação

A dramaturgia foi inspirada caso do goleiro Aranha, do Grêmio, ofendido pela torcida tricolor gaúcha em 2014. Vale a pena conferir e refletir sobre essa realidade.

SESSÃO CINEMA

No próximo domingo (17) vai rolar o primeiro CineLivre CCHHJ, uma sessão de cinema gratuita com direito a pipoca na Casa Cultural Hip Hop Jaçanã, na zona norte

Neste mês, o filme escolhido é “Pantera Negra” (2018), em comemoração ao mês das crianças. A exibição começa às 17h e não é necessário se inscrever previamente.

Filme “Pantera Negra” será exibido na Casa Cultural Hip Hop Jaçanã @Divulgacão

Casa Cultural Hip Hop Jaçanã
Endereço: Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, 4.180 – Jaçanã

OFICINA CULTURAL

A Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada no distrito de Itaquera, zona leste de São Paulo, vai receber atividades focadas na cultura do povo indígena Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (AL). 

Serão diversos encontros da Jornada Kariri-Xocó, no formato de lives que serão transmitidas no canal no YouTube das Oficinas Culturais. Não é necessária inscrição para participar.

A artivista visual Moara Tupinambá vai mediar uma conversa com mulheres Kariri-Xocó no sábado (16), das 10h30 às 12h30, com a presença de mulheres de diferentes gerações deste povo. Aspectos do modo de vida, pensamento e cosmovisão serão apresentados, com abertura para comentários e perguntas do público.

Para conferir a agenda das Oficinas Culturais, acesse o site do programa ou o +Cultura.

ESCREVER CINEMA

A partir de sábado (16), o Sesc Guarulhos, na Grande São Paulo, começa o ciclo de palestras “Escrever Cinema”. Na ação, transmitida ao vivo pelo YouTube, convidados falarão sobre uma etapa fundamental na criação de qualquer produção cinematográfica: a escrita do roteiro. 

A partir da inspiração inicial, todo o processo é revelado, e a cada encontro um convidado fala sobre como se dá a escrita de roteiros de obras de ficção, seriados, documentários e animações, além de abordar a transposição de um roteiro para as telas. A programação vai até 4 de dezembro. 

CAROLINA MARIA DE JESUS

No Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, a escritora Carolina Maria de Jesus é foco da exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” que conta sua trajetória como mulher negra e multiartista.

Carolina é um dos grandes nomes da literatura contemporânea, se tornou internacionalmente conhecida com a publicação do livro “Quarto de Despejo”, em agosto de 1960. 

Carolina Maria de Jesus ganha exposição IMS @Divulgacão

Além de retratar vida e obra da autora mineira que viveu nas periferias de São Paulo, a exposição conta com obras de outros artistas que dialogam com o trabalho dela, como Marcelino Melo, mais conhecido como Nenê, idealizador do “Quebradinha”.

A mostra fica em cartaz até 30 de janeiro de 2022, com entrada gratuita. 

Instituto Moreira Salles
Endereço: Avenida Paulista, 2.424 – Bela Vista

Sair da versão mobile