APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

@supercopapioneer

Por: Wellington Nascimento

Notícia

Publicado em 02.03.2023 | 13:36 | Alterado em 02.03.2023 | 14:16

Tempo de leitura: 3 min(s)

O futebol de várzea terá novidades no calendário no primeiro semestre de 2023. Enquanto alguns torneios já estão rolando como a Copa do Busão, a Copa 9 de Julho e a Copa Doroteia, outros começarão nos próximos dias, caso da Copa Pioneer e da Taça das Favelas Série B, novo campeonato que também será disputado no Rio de Janeiro.

Apelidada de Liga dos Campeões da Várzea, a Super Copa Pioneer chega a sétima edição em 2023 e promete ser histórica. Disputada na Arena Santa Amélia e no CDC Doroteia, em Pedreira, na zona sul, e no estádio Distrital do Inamar, em Diadema, na Grande São Paulo, a competição reúne 80 times divididos em 16 grupos com 5 equipes em cada.

Após jogarem entre si, as duas melhores de cada chave se classificam para a fase eliminatória até restarem os finalistas para a grande decisão prevista para julho.

O palco da decisão desta temporada será no Allianz Parque, estádio do Palmeiras e uma das arenas mais modernas da América Latina, localizada na Barra Funda, zona oeste da capital.

O estádio já iria receber o evento em 2020, mas por conta da pandemia de Covid-19, a competição foi adiada na época. As entradas para a final deste ano serão gratuitas.

“A intenção de entrada gratuita é justamente proporcionar uma festa para as quebradas. Muitos amantes do futebol de várzea não conhecem o Allianz Parque e eles merecem essa oportunidade”, disse Sérgio Pioneer, organizador da Copa Pioneer.

Allianz Parque deve receber final da Copa Pioneer @Wellington Nascimento/Agência Mural

O time que erguer a ‘Orelhuda’ – Nome do troféu de campeão que é inspirado na Liga dos Campeões da Europa, também recebe o prêmio de R$ 80 mil e um selo exclusivo de campeão que será colocado nos uniformes pela primeira vez. O vice-campeão fica com R$ 20 mil. Desde 2016 sendo disputada, a competição nunca repetiu um mesmo vencedor.

A estreia da Copa Pioneer 2023 será nesta sexta (3), às 20h, no CDC Doroteia, entre dois times da região leste. O Napoli, da Vila Industrial, atual campeão do torneio, enfrenta o Mulekada, de Itaquaquecetuba (cidade da Grande SP), estreante no campeonato.

<>
Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase eliminatória.jpg
Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase eliminatória

Taça das Favelas B

Ano após ano, a Taça das Favelas vem trazendo novas modalidades em seu campeonato. Além das edições estaduais e nacional, agora a várzea terá a Taça das Favelas Série B, que começa dia 4 de março no Centro Esportivo da Vila Guarani, no distrito do Jabaquara, zona sul de São Paulo.

O torneio começa apenas com a categoria masculina, que tem limite de idade entre 14 e 17 anos. Na fase inicial, serão 23 times divididos em sete grupos (Dois grupos com 4 times e cinco grupos com 3 times).

‘É um grande passo no nosso projeto. Vamos democratizar ainda mais oportunidades, recebendo novas favelas que querem estar com a gente no nosso campeonato’

Geovana Borges, diretora institucional da Taça das Favelas

A Taça começou no Rio de Janeiro, em 2012, e aos poucos foi se espalhando para outros estados. Em São Paulo chegou em 2019 e teve duas edições até o momento.

Paraisópolis comemorando a taça em 2022 @Divulgação

O Parque Santo Antônio e o Jardim Ibirapuera, times da zona sul, foram os campeões do campeonato masculino. Já no feminino, o Complexo da Casa Verde, da zona norte, e o Paraisópolis, da zona sul, levantaram a taça da competição.

No ano passado, também houve a disputa de uma edição nacional, mais conhecida como ‘Favelão’, com equipes formadas pelos melhores atletas de cada estado. A seleção de São Paulo foi campeã pelo masculino e ficou com o vice no feminino. As finais da Taça das Favelas e do Favelão são as únicas da várzea que são transmitidas na TV aberta, pela Rede Globo.

Primeiro campeão do ano

2023 só está começando, mas já teve time que soltou o grito de campeão na várzea. O Jardim Regina, de Pirituba, foi o vencedor da 22ª edição da Copa Negritude após derrotar o Jardim São Pedro, de Guaianases, pelo placar de 1 a 0. A final foi no domingo (26) no campo do Negritude.

A equipe da zona norte conquistou a ‘Joia de Madiba’, nome do troféu que faz referência a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e considerado o mais importante líder da África Negra. Madiba é o nome do clã do qual Mandela pertencia e uma das formas mais comuns que os sul-africanos se referiam a ele.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Wellington Nascimento

Formado em Jornalismo e pós-graduado em dar boas risadas. Apaixonado por esportes, ex-atleta em atividade e toca violão nas horas vagas. Sonha em viajar o Brasil e o mundo para encontrar e contar histórias. Correspondente da Cidade Ademar desde 2022.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE