Comunicado: Guia de Emprego das Periferias suspende as atividades

O Guia de Emprego das Periferias (GEP) nasceu em 2016, porque acreditamos que há oportunidades de trabalho invisíveis em nossos bairros e que reconectar as pessoas a elas também é uma maneira de impulsionar o desenvolvimento econômico menos desigual na cidade.

Com este projeto nós fomos selecionados por duas edições de aceleração municipal de São Paulo, o VaiTec (2016 e 2018), e desenvolvemos a plataforma que vocês, candidatos, conhecem bem. Chegamos a publicar 1.245 vagas e a termos 20.385 pessoas cadastradas. Estivemos também na imprensa — em reportagens publicadas em portais como G1, Folha de SP e Portal Bol Notícias (UOL). Mas o projeto não alcançou sua própria estabilidade financeira.

Receba nossa newsletter!

Na pesquisa ‘Trabalho e Renda’, da Rede Nossa São Paulo, divulgada em fevereiro de 2019, os resultados mostram que 48% da população paulistana se ressente em não ter nenhuma oportunidade de emprego na região onde mora.

Além disso, o número de pessoas desempregadas na grande São Paulo chegou aproximadamente a 2 milhões no início deste ano, segundo o IBGE. Na prática os números exemplificam que a cada dez habitantes dois estão desempregados.

Em nossos processos de estudos de campo, que consistiu principalmente em diálogos com empresários locais e candidatos, sob uma consultoria empreendedora, absorvemos que, apesar desse cenário de desemprego, há uma dinâmica própria nas periferias para a divulgação de vagas e seleção de trabalhadores, que independem de plataformas digitais.

O GEP faz parte dos projetos da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, e diante dos resultados de nossas pesquisas, avaliamos que a melhor decisão estratégica, neste momento, é focar em nossa principal atividade: produção de conteúdo jornalístico sobre as periferias da Grande São Paulo — podendo colaborar ainda com as questões econômicas da realidade de seus moradores.

Da mesma forma que o GEP surgiu da visão de quem conhece as nossas realidades, vamos continuar contando suas histórias por meio das reportagens publicadas pela Agência Mural.

Sendo assim, comunicamos o encerramento das atividades do Guia de Emprego das Periferias (GEP), ainda assim, preocupados com o desenvolvimento socioeconômico das nossas quebradas. Obrigada pelo apoio que recebemos de todos até aqui! Você pode nos acompanhar em www.agenciamural.org.br. Assine também a nossa lista de e-mail e fique ligado. Estamos (e continuaremos) juntos!

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários