APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Notícias

Há 3 anos, moradores tentam mudar endereço de prefeitura regional na zona norte

A sede da Prefeitura Regional de Freguesia do Ó/ Brasilândia não está localizada em nenhum dos dois distritos que compões a região.

Image

Por: Redação

Publicado em 12.01.2017 | 13:45 | Alterado em 12.01.2017 | 13:45

Tempo de leitura: 2 min(s)

“É lógico e sem sentido”. É assim, simples e de forma categórica que Rui Cesar Primo, 52, morador Freguesia Ó, na zona norte da capital paulista, define a situação pela qual vive a Prefeitura Regional da Freguesia do Ó/ Brasilândia.

A mais populosa da zona norte, com 407 mil moradores, está localizada na Avenida Marcelino Branco, 95. O único problema, no entanto, é que este endereço não faz parte de nenhum dos dois distritos que compõem a prefeitura regional, antiga subprefeitura.

Para chegar ao endereço, os moradores precisam se deslocar até a avenida pertencente à Vila Nova Cachoeirinha, na Casa Verde, também na zona norte. Já a prefeitura regional da Casa Verde, fica na avenida Ordem e Progresso, 1001, na Ponte do Limão. A unidade administrativa é formada pelos distritos de Cachoeirinha, Casa Verde e Limão, que somam 306 mil habitantes.

“Essa transferência é um anseio da população. São três anos de discussões dentro do conselho da região”, afirma Primo, que é coordenador do Conselho Participativo da Freguesia do Ó/ Brasilândia.

Segundo ele, de lá para cá, foram realizadas inúmeras audiências públicas com encaminhamentos à Secretaria de Relações Governamentais, apresentando o pedido como projeto prioritário para a região.

“Todos os procedimentos já foram realizados. Após as devolutivas da secretaria, que foram apresentadas em agosto, na Câmara, foi montado o processo sob o nº 2016.0.226.521-2,  que ampara a  luta da população local para trazer a sede administrativa da Freguesia do Ó/Brasilândia para o referido local”, comenta.

Embora esperançoso com a demanda, Primo afirma que é preciso aguardar a gestão do prefeito João Doria (PSDB). “É esperar para dar prosseguimento para que ocorra realmente essa transferência”.

Nova sede

Segundo ele, um novo endereço para a sede da prefeitura regional já foi, inclusive, indicado pelo conselho e por moradores. “Fica na rua da Balsa, na Freguesia do Ó, 245, em um prédio antigo da Conae, do município, que não tem nada”, comenta. “Tem sido dificultoso para a população e é preciso facilitar o acesso de todos”.

Foto: Avelino Regicida/ Flickr

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE