• Informações apuradas pela Agência Mural por meio de dados e entrevistas, buscando ouvir todos os lados envolvidos e seguindo nossa linha editorial.
    Notícia

José Filippi é eleito prefeito de Diadema

Ele foi o primeiro prefeito do PT eleito na Grande São Paulo e volta a comandar uma cidade do ABC Paulista
Fillipi venceu Taka Yamauchi (PSD) | Divulgação

O ex-prefeito de Diadema José Filippi (PT) venceu a eleição deste domingo (29) e volta ao comando da cidade após 12 anos. É a primeira vitória do PT na Grande São Paulo. 

Em um segundo turno acirrado, Filippi tem 51,33% dos votos, contra 48,67% de Taka Yamauchi (PSD) com 99,88% das urnas apuradas.

O petista governou por três gestões a cidade entre 1993 e 1996 e duas entre 2001 e 2008. Ao deixar a prefeitura conseguiu eleger o sucessor Mário Realli (PT). 

A vitória de Filippi se desenhou no primeiro turno, quando teve 45% dos votos. O adversário, Taka, teve 15% e terminou em segundo. Taka já havia disputado a eleição em 2016, quando ficou na quarta colocação com 23 mil votos. 

Cidade histórica por ter sido a primeira onde o PT governou no estado de São Paulo, Diadema nos últimos anos teve duas gestões do prefeito Lauro Michels (PV). O candidato apoiado por Michels, contudo, o vereador Revelino Almeida, o Pretinho (DEM), foi apenas o quarto colocado. 

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Grande São Paulo

Comentários