APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

DOE MENSALMENTE PELO CATARSE

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

30.200.721/0001-06

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Livro Cidade do Paraíso é referência nas aulas de jornalismo

Image

Por Cíntia Gomes | 26.05.2017

Publicado em 26.05.2017 | 16:56 | Alterado em 22.11.2021 | 16:43

O correspondente da Agência Mural, Vagner de Alencar, conversou com alunos de jornalismo do ​primeiro semestre na Universidade Presbiteriana Mackenzie sobre o seu livro “Cidade do Paraíso – Há vida na maior favela de São Paulo”.

A obra passou a ser referência nas aulas de jornalismo da universidade​ desde 2016. ​O muralista foi convidado pel​o professor ​ André Santoro, da disciplina de Introdução ao Jornalismo. Alencar contou sobre sua experiência na área e como surgiu a ideia de escrever um livro sobre Paraisópolis.

Muitas das histórias do livro nasceram de reportagens que foram publicadas no blog Mural e fez parte do projeto de conclusão do curso de jornalismo no Mackenzie, ​feito em coautoria com a jornalista  Bruna Belazi. Em 2013, a obra foi lançada pela Primavera Editorial.

“As periferias ainda são, infelizmente, pouco exploradas pela grande imprensa que, muitas vezes, repleta de preconceitos estereotipa a favela como um ambiente marcado apenas pelo tráfico e pela violência. Este livro nasce, sobretudo, de uma história de quase 18 anos em Paraisópolis e tem o objetivo de trazer à tona a rotina dos moradores, seus épicos, seus empreendimentos, seus sonhos, suas vidas que não podem ser simplesmente invisíveis”, ressalta Alencar.

Os protagonistas não são o tráfico e a violência, mas os moradores anônimos. Para contar as histórias dos personagens, o livro usa como fio condutor os becos e as vielas do bairro, como a história do seu Antenor e sua casa verde, confira aqui.

VagnerAlencar_Mackenzie

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.