Ícone do site Agência Mural

Lula é eleito presidente e tem mais votos na maioria das periferias de SP

Por: Jessica Bernardo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL) e será presidente do Brasil pela terceira vez. O candidato, que liderou todas as pesquisas de intenção de voto desde o começo da campanha, teve a vitória anunciada com 50,85% dos votos válidos, contra 49,15% do adversário e vai assumir a presidência em 1º de janeiro.

Assim como no primeiro turno, Lula foi o candidato mais votado na capital paulista. Nas regiões periféricas da cidade, ele alcançou até 66% dos votos, mas também desempenhou bem no centro de São Paulo, onde teve 63% dos votos na primeira zona eleitoral da cidade, na Bela Vista.

Na zona sul, ele registrou sua melhor votação, com 66,58% em Piraporinha, uma das maiores zonas eleitorais da capital e que engloba parte de bairros como Jardim São Luís e Jardim Ângela.

Os percentuais altos seguiram também no Grajaú (66,06%), em Parelheiros (63,80%) e Valo Velho (65,34%). Na zona leste, ele teve 64,41% dos votos na zona eleitoral de Cidade Tiradentes.

A vitória de Lula foi celebrada nas periferias, que comemoraram soltando fogos de artifício e buzinando, em bairros como Jardim Ângela, Jaraguá, e Jardim São Luís. A avenida Paulista, no centro da cidade, foi tomada por apoiadores de Lula.

Na região metropolitana, moradores de Suzano comemoram ouvindo a música “Tá na hora do Jair, já ir embora”, que ficou entre as mais ouvidas do Spotify nesta semana. Eleitores do petista também celebraram em Osasco e Mairiporã.

Bolsonaro, por outro lado, venceu em regioes da zona norte da cidade, com 53,17% dos votos em Tucuruvi e 59,02% em Santana. Ele também venceu em zonas eleitorais do centro expandido, como Indianópolis (58,86%) e Jardim Paulista (53,79%).

Apesar de ter vencido na capital paulista, Lula perdeu no estado. Neste caso, Bolsonaro registrou 55,26% dos votos.

O candidato bolsonarista para o governo de São Paulo venceu a disputa pelo segundo turno. Tarcísio de Freitas (Republicanos) ganhou de 55,29% contra 44,71% de Fernando Haddad (PT), que era apadrinhado de Lula.

Tarcísio foi escolhido por Bolsonaro para disputar o Palácio dos Bandeirantes e se mudou para São Paulo neste ano. Nascido no Rio de Janeiro, o governador eleito foi criticado pelo adversário petista durante a campanha por não conhecer o estado.

Depois de uma campanha marcada por ataques de Bolsonaro às instituições, Lula conseguiu consolidar uma frente ampla de apoiadores dos mais diversos campos democráticos. O vice dele, Geraldo Alckmin (PSB), foi o político que governou São Paulo por mais tempo.

O petista foi apoiado por nomes como o do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, do autor do impeachment de Dilma Rousseff (PT) e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior e da ex-ministra de Meio Ambiente e deputada federal eleita Marina Silva (Rede).

Em São Paulo, Lula também foi apoiado por lideranças comunitárias como a presidenta da UNAS, a associação de moradores de Heliópolis, Antônia Cleide.

Sair da versão mobile