APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

Morador da zona leste é o que mais sofre com distância até o trabalho

Pesquisa mostra que população da região leste gasta, diariamente, 1h50 para se deslocar até o emprego. A média da cidade é de 1h43

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 20.02.2019 | 14:12 | Alterado em 16.03.2023 | 14:19

Tempo de leitura: 3 min(s)

Pensando no trajeto que você faz de casa até o trabalho, quanto tempo você gasta entre esses dois lugares considerando a ida e a volta? Para 63% dos paulistanos, esse deslocamento leva mais de uma hora, como acontece com a auditora contábil Karen Oliveira, 27, moradora do Jardim dos Ipês, na zona leste de São Paulo.

“Atualmente passo cinco horas do meu dia dentro do transporte público, um tempo que poderia ser utilizado para diversas outras atividades que me trariam melhor qualidade de vida. É desgastante e estressante”, lamenta Karen. Durante a semana, ela vai da sua casa até o bairro do Morumbi, na zona sul, ou Cidade Universitária, na zona oeste.

De acordo com a pesquisa “Viver em São Paulo: Trabalho e Renda”, da Rede Nossa São Paulo e Ibope, Karen mora na região onde mais se sofre com o tempo gasto entre o trabalho e a casa.

Cerca de 27% dos moradores da zona leste entrevistados levam mais de duas horas nesse trajeto; é lá também o maior tempo médio de deslocamento: 1h50. A média da cidade é de 1h43.

Para Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), menos postos de trabalho e problemas de infraestrutura justificam esses índices.

“A zona leste tem pouquíssimos postos de trabalho e muita população. Além do mais, os meios de transporte são insuficientes para as demandas. De manhã, muita gente precisa viajar até o centro e às 18h muita gente volta. Os meios ficam saturados no mesmo sentido”

Rafael Calabria, pesquisador do Idec

Leonardo Duarte, morador do Itaim Paulista, leva mais de uma hora para chegar ao trabalho na região central (Arquivo pessoal)

O consultor de sistemas Leonardo Duarte, 31, mora no Itaim Paulista e é um desses exemplos de viajantes até a região central. Diariamente, ele pega ônibus, trem e metrô para chegar ao trabalho.

“Levo cerca de 1h20 em transportes lotados, mas o maior problema é a velocidade dos trens que são lentos. Fora que fico refém de três linhas, de metrô e CPTM, e qualquer interrupção nelas já me atrasa”, conta.

Duarte relembra que gastava quase o dobro do tempo quando trabalhava na zona sul. “Trabalhei na região da Berrini e perdia, no mínimo, cinco horas do meu dia dentro dos transportes. Quem mora na periferia da zona leste sabe o sacrifício para chegar nesse lugar.”

Calabria observa falhas nos investimentos públicos para solucionar os problemas dos transportes públicos.

“A gente vê total desinteresse da atual gestão em investir na infraestrutura de transporte. Os passos, que já eram devagar, estão quase parados. No plano de mobilidade de 2015, com muitos corredores previstos, 150 km, a gestão reduziu para 72 km e nem deve alcançar”, destaca.

Índices positivos da zona oeste

No outro lado da cidade, a zona oeste é onde os moradores sofrem menos com esse deslocamento. A média do trajeto é de 1h35 — a menor paulistana. Lá, 11% gastam até 30 minutos para chegar ao serviço. A professora Daniela Juliani, 45, é uma dessas felizardas.

“Entro às 7h no trabalho e gasto 15 minutos para chegar. Tem pouco trânsito nesse horário. É maravilhoso. Na verdade, é fundamental morar perto do trabalho para mim”, diz.

Daniela mora na Vila São Francisco, região do Jaguaré, e trabalha no Jardim Bonfiglioli, bairro do Butantã, ambos na zona oeste. Ela avalia que o tempo de deslocamento conta muito na escolha do trabalho.

“Já trabalhei longe e me estressa. Até desenvolvi uma gastrite por isso quando era mais nova. É sempre um critério muito importante para mim”

Daniela Juliani, moradora do Jaguaré, na zona oeste

A região também é campeã em outro indicativo na cidade. De acordo com a pesquisa, 22% dos moradores da zona oeste trabalham em casa. Na zona norte, são 16%. No centro e zona sul, são 15%; e na zona leste, apenas 12% fazem o serviço no lar.

Paulistano aguarda entre 15 e 18 minutos para embarcar na cidade

Terminal de ônibus Butantã, na zona oeste da capital paulista (Rômulo Cabrera/32xSP)

Moradora do Jardim Celeste, a autônoma Lorena Borges, 22, trabalha com a venda de peças de roupas, como maiôs, biquínis e lingeries em casa. “Comecei com as vendas para complementar a renda do lar. Porém, fiquei desempregada e vi a oportunidade de continuar com as minhas vendas”.

Ela elenca os prós e contras do negócio: “A desvantagem é não ter uma renda fixa, por outro lado, tenho flexibilidade de horário. E sempre tive a vontade de estar mais presente na vida da minha filha. Hoje, eu consigo conquistar o meu dinheiro e ficar com ela, além de praticar exercícios físicos”.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE